terça-feira, 14 de abril de 2020

O lançamento de editais para apoiar o segmento do turismo no Maranhão abriu oportunidades para empresários do ramo de hospedagem, alimentação, artesanato e guias turísticos. A iniciativa do Governo do Estado integra a série de ações para garantir emprego e renda a profissionais autônomos, informais e diversos setores de trabalho, neste momento de pandemia do coronavírus.

Com o apoio, o segmento, na capital e interior do Estado, terá agora mais condições de manter suas atividades e negócios, pontuou o secretário de Estado do Turismo (Setur), Catulé Júnior. “Diante da pandemia da coronavírus, os editais são alternativas encontradas pelo Governo do Estado para dar auxílio financeiro a este setor e garantir que possam permanecer e se recuperar após essa crise sanitária mundial”, acrescentou.

Os editais representam uma iniciativa extremamente importante, considerando o contexto atual, avalia o diretor da Baluarte Ecoturismo, Patrick Pereira de Araujo. Ele participou do edital Desvenda Maranhão, pelo qual o Governo vai aquirir 400 diárias em hotéis de Barreirinhas, Santo Amaro, Tutóia, Carolina e Riachão – contemplando os polos turísticos Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas – incluindo hospedagem com café da manhã.


“Esses editais, além de nos dar uma luz no fim do túnel, nos ajudam a programar o futuro neste momento tão difícil. Ficamos felizes em saber que o Governo está atento ao turismo, pois este foi o primeiro setor afetado e, possivelmente, será o último a se recuperar. Torço pela continuidade destas ações, para que possamos manter a mínima estrutura e conseguir ter uma retomada mais tranquila”, reforçou Patrick de Araújo.

O guia de turismo e presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Maranhão, André Gutemberg, destacou que a ação é de grande importância neste momento e vai agregar bastante ao profissional guia turístico. “Parabenizo pois, desde o início, o Governo vem conversando com o trade do turismo para ver o que poderia possibilitar para colaborar com a categoria. A gestão está de parabéns por este grande projeto e que repercutiu positivamente para nossa classe”, afirmou.

O edital City Tour de Encantos vai possibilitar aos guias de turismo trabalhar produzindo city tour online, onde apresentam os principais atrativos turísticos nos polos de São Luís, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas. O guiamento via internet vai oportunizar à população maranhense conhecer mais das belezas e atrativos do Estado.

Para o diretor operacional do Soft Win Hotel, Ronald Luso, o Governo tem respondido às expectativas do trade turístico e também da população maranhense. “A gestão tem tomado medidas corretas, implementando ações que auxiliarão os mais diversos setores nesta fase difícil. Aos hotéis, a compra de diárias antecipadas ajudam empresários a manterem seus empreendimentos em operação, diminuindo os danos a funcionários e colaboradores”, disse Luso, que participou do edital Tour Ilha do Tesouro.

O edital Tour Ilha do Tesouro vai adquirir 600 diárias, incluindo hospedagem e café da manhã; além de credenciar restaurantes para fornecer 2,4 mil refeições no almoço ou jantar. As diárias vão para alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, da rede pública do interior do estado, para conhecerem os principais atrativos históricos e culturais da capital maranhense. “O apoio veio em bom momento e espero que esta ação cresça. Tenho certeza que sairemos desta com boa gestão e bom senso”, complementou o diretor operacional do Soft Win Hotel, Ronald Luso.

O projeto do Governo do Estado para apoiar o turismo contemplou ainda artesãos maranhenses. Com o edital Nosso Artesanato, a gestão vai comprar 2 mil peças de artistas locais. São itens em cerâmica, azulejaria, bordado e outros, que vão compor um kit promocional para divulgar o destino Maranhão. O kit será distribuído em eventos e recepções a visitantes.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário