terça-feira, 14 de abril de 2020

Pelas histórias dos cordéis, socioeducandos do Centro Socioeducativo de Internação Semear deram vida aos seus talentos via produções literárias do Projeto Cordel em Cordão, realizado neste mês.

O projeto foi desenvolvido pela equipe da unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), em Imperatriz. O objetivo é despertar nos socioeducandos o apreço pela escrita, além de incentivar ainda mais o interesse pela leitura, por meio do cordel, umas das marcas da produção cultural da região Nordeste.

Com esta forma de arte, o projeto buscou ainda fazer com que os socioeducandos expressassem seus sentimentos e vivências, por meio de uma linguagem simples e com criatividade. 

“Esta atividade serviu de aprendizado em todos os sentidos, tanto de conhecimento cultural como artístico e foi muito importante para nós. Gostei muito, pois consegui produzir meu próprio cordel”, disse contente um dos socioeducandos participantes da ação.

Outro propósito do projeto foi reforçar o processo de escolarização, tendo em vista a suspensão das aulas. Com isso, foi possível estimular a linguagem oral e escrita e a produção textual, dentre outros conteúdos.

Para um dos socioeducandos, o projeto despertou seus talentos. “Descobri um dom que nem eu mesmo sabia, a partir de agora irei praticar sempre, pois gostei bastante. Agradeço muito a equipe Técnica que nos trouxe essa atividade e me ajudou muito no processo de raciocínio lógico, leitura e escrita”, afirmou. 

De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a iniciativa agrega conhecimento cultural ao desenvolvimento pedagógico dos socioeducandos. “O acesso à educação envolve diversos aspectos e áreas de abrangência, onde devem ser trabalhados, além dos conteúdos programáticos, ações que promovam o acesso a cultura, levando o indivíduo a conhecer sua cultura regional e valorizar a arte produzida em seu espaço de vivência”, acrescentou. 

Nesta primeira etapa, 15 socioeducandos participaram das atividades de sensibilização que contou com apresentações expositivas sobre a origem do cordel até o atual cenário, abrangendo artistas brasileiros que se consagraram nessa literatura. Os socioeducandos aprenderam também sobre as características da literatura de cordel, conceitos, formas, diversidade e modelos variados. 

A segunda etapa foi a de criação. Sete adolescentes acreditaram em seu potencial e nas oficinas de produção textual e visual mostraram todo seu talento. Os livros foram apresentados a toda a comunidade socioeducativa.

“Conseguimos, com este projeto, descobrir algumas habilidades ainda desconhecidas pelos próprios adolescentes. Apresentamos as histórias de vida dos poetas e cordelistas, as diferenças entre poesia e cordel e incentivamos as suas produções. Ao final, foi muito positivo ver o retorno deles sobre suas potencialidades e os livros produzidos”, comemorou a coordenadora técnica, Cybelle Cavalcante. 

O diretor do Centro Socioeducativo Semear, Rodrigo Barbosa, ressaltou a inovação da iniciativa. “O projeto desenvolvido pela equipe trouxe um despertar inovador e diferenciado para os socioeducandos, que descobriram em si próprio o dom da criatividade em produzir suas histórias, de maneira satisfatória e muito emocionante, pois contavam em seus cordéis suas próprias histórias de vida. O sentimento é de gratidão em ver tudo o que foi produzido”, afirmou. As próximas produções começam ainda este mês.

Informação: MA.gov 

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