terça-feira, 7 de abril de 2020
Iniciativa cria novo canal de comunicação para atendimento e traz informações atualizadas sobre os serviços de saúde


O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) lançam nesta terça, 07, mais um canal de comunicação para ajudar no enfrentamento do novo Coronavírus. Trata-se de um Chatbot (robô de conversação), que é um assistente que interage com as pessoas por meio de mensagens de texto automatizadas.

Esse novo canal simula um ser humano na conversação com pessoas, utilizando inteligência artificial e processamento de linguagem natural. A interação acontece em tempo real e a ferramenta atende às principais demandas dos usuários no momento em que são apresentadas. Os atendimentos acontecem 24h por dia, nos 7 dias da semana.

O chatbot auxiliará a população nesse momento complicado de pandemia com informações atualizadas do HU-UFMA e da Semus para o combate ao Coronavírus. Será um software, sendo disponibilizado em dois formatos: um funcionará pelo WhatsApp (98 98882-8452), onde o usuário começa seu atendimento conversando por esse número específico de celular. E o outro pela Web por meio dos links: http://chatbot.huufma.br/ ou https://chatcovid19.ufma.br/, onde o usuário SUS clica e abre um sistema para iniciar a conversa, sendo uma opção para quem não utiliza WhatsApp.

O chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do HU-UFMA, Leonardo Nakahara, destacou as vantagens do novo serviço. "Em tempos de distanciamento social, o chatbot será um canal que ajudará a aproximar a comunidade ao time assistencial do HU-UFMA. Com a ferramenta dúvidas mais corriqueiras poderão ser tratadas e o direcionamento correto ser dado. Isso vai ajudar a quem não tem acesso as informações ou que precisa tirar dúvidas. Essa iniciativa contribuirá no enfrentamento desta pandemia mundial pois o usuário pode obter informações na ponta dos dedos, de maneira rápida e, principalmente, longe do vírus. Aproveito para agradecer o empenho e a parceria da equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFMA que muito nos ajudou nesse projeto."

Além das informações sobre a Covid 19, as pessoas também poderão tirar dúvidas sobre serviços, consultas, exames, cirurgias, receitas e vacinação. Para acessar é só gravar o número 98 98882-8452 na agenda do seu celular e salvar o contato como Equipe Virtual de Saúde HU-UFMA/Semus e depois entrar em contato mandando um “Oi” pelo WhatsApp.

O secretário Municipal de Saúde de São Luís, Lula Fylho, ressaltou o empenho das instituições em criar medidas que ajudem a disseminar informações sobre a doença e demais serviços. “Temos buscado várias alternativas para que a população tenha acesso a informação e tire dúvidas em relação a Covid-19. A parceria com o HU abrange todas as áreas de atendimento, desde a internação de pacientes críticos até esse APP que possibilitará que tenham acesso ao WhatsApp para obter informações rápidas e claras sobre a doença e onde podem ser atendidos.”      
Já a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, reforçou a importância da informação para combater a transmissão do vírus. “Hoje em dia o aplicativo WhatsApp se tornou uma das ferramentas de comunicação mais usuais para a população e poder disponibilizar informações seguras e úteis por esse meio não só diminui a necessidade de deslocamento, como também pode servir de alerta e orientação para quem realmente precisa de ajuda médica”, disse ela.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, falou sobre a parceria. "Cientes da importância de levar informações confiáveis à população, protamente a Universidade Federal do Maranhão disponibilizou toda a sua infraestrutura tecnológica para o funcionamento da ferramenta com segurança e alto desempenho. Com certeza será um grande ganho e ficamos felizes em contribuir para essa realização".

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Informação: HU-UFMA

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