quarta-feira, 8 de abril de 2020

Pensando em unir esforços nesse momento de enfrentamento da pandemia, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com o grupo “Makers contra o Covid – 19” e apoio de outras instituições, produziu e entregou para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) 320 protetores faciais (faceshield) destinados aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à COVID – 19 no Maranhão.

A entrega dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs foi realizada na última terça-feira (07) na sede da SES pela equipe do programa Inova Maranhão e representantes do grupo “Makers contra o Covid – 19”. 

“Essa entrega demonstra o caminho que nós podemos seguir no meio dessa crise. O caminho da inovação é um caminho sem volta, o caminho que devemos tomar. O Maranhão tem condições e pessoas para apresentar soluções de problemas para a saúde do estado”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A ação, que tem como QG o Casarão Tech Renato Archer, partiu de um chamamento da Secti à comunidade maker do estado, como explica o Superintendente de Inovação da Secretaria, Leandro Franco.

“A inovação trabalha com isso, com a identificação e solução de problemas, e, por isso, decidimos nos mobilizar junto à comunidade maker do Maranhão para atuar contra a proliferação da pandemia no estado. Estamos trabalhando juntos para produzir equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde. Hoje, entregamos 320 faceshields nos padrões da norma da ANVISA e vamos continuar trabalhando para aumentar esses números e para produzir também máscaras n95 e respiradores. Agradecemos muito à comunidade e parceiros públicos e privados que entraram nesse movimento conosco”, destacou.

Além da Secretaria e do grupo “Makers contra o Covid – 19”, outras 14 instituições apoiam a ação: Vale, Iema, UEMA, UFMA, IFMA, SEDES, SES, SEMUS de São Luís, SENAI, UNDB, +Robotic, Omnizy, gráfica 7 Cores, gráfica Etcetera.

Trabalho Voluntário

Neste momento, mais de 70 voluntários trabalham na produção dos EPIs, com mais de 80 impressoras 3D ativas. Para evitar aglomerações, parte dos voluntários produzem das suas próprias casas ou escritórios.

Celso Oliveira possui três impressoras 3D e é um dos voluntários. Para ele, esse é o momento de sermos mais humanos.

“Se voluntariar é um ato de respeito para com o próximo, e, independente do momento que estamos vivendo hoje, é de suma importância que sejamos humanos, e que não esperemos por uma motivação para estender as mãos ao próximo. Por isso, me juntei a esse grupo de makers, para ajudar da forma que minhas expertises permitiam, assumindo o compromisso de doar meu tempo para colaborar na confecção de EPI’s para os profissionais de saúde do meu Estado”, enfatizou.

Investimento

Para garantir a execução da ação, o Governo do Maranhão disponibilizou R$200.000,00 (duzentos mil reais) de início, recurso este que está sendo usado para a compra de novas impressoras 3D, máquinas de corte de alta produção e insumos, como acetato, filamentos e outros.

“Assim que tivemos resposta positiva da comunidade maker ao nosso chamamento, o governador Flávio Dino, de pronto, resolveu liberar esse recurso diante da escassez de EPIs e equipamentos biomédicos no mercado, da gravidade da situação e da qualidade da comunidade maker maranhense. A partir de agora, entraremos em uma escala de produção mais robusta com a meta de pelo menos 100 máscaras faceshield por dia e com abertura de linhas de produção de outros produtos”, explicou o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário