domingo, 26 de abril de 2020


Eles são um dos símbolos dos festejos juninos no Maranhão e fazem parte dos bois do sotaque de Pindaré ou Baixada. Sotaque aqui no Maranhão é como chamamos os diferentes ritmos da brincadeira do bumba-meu-boi. 

O Cazumbá não é nem homem nem bicho. Eles são considerados na brincadeira como seres protetores das florestas. Cercados de magia tem um papel importante dentro da brincadeira. Eles surgem antes do grupo se apresentar, e purificam o terreiro espantando o que há de mal, só depois os brincantes entram para dançar. 


Andando sempre em grupo, eles carregam nas mãos, um chocalho ou um facão de madeira, ou bonecas. Usam uma bata que cobre todo o corpo o que aumenta o mistério sobre sua identidade. Coloridas e cheias de bordados ou pinturas a indumentária dos cazumbás podem trazer imagens de santos, estrelas ou flores. Na região do quadril, por debaixo da roupa colocam um cofo (espécie de cesto de palha) deixando os quadris largos. As máscaras chamadas de caretas chamam a atenção. Elas podem ser pequenas feitas de madeira ou pano e as maiores chamadas de torres ou igrejas que podem chegar a 1 metro de comprimento são feitas em papel marché ou isopor. 

Eles interagem com o público e são uma atração a parte nos bois da Baixada. Cazumbás, o Maranhão é mesmo ÚNICO!

Fotos: Setur/MA

0 comentários:

Postar um comentário