terça-feira, 14 de abril de 2020
Entre o púbico-alvo da campanha está idosos, crianças, doentes crônicos e profissionais da área de saúde; nesta quarta (15) inicia a imunização de profissionais do sistema prisional e população carcerária


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ministrou, até segunda-feira (13), 193.858 doses de vacina contra a Influenza/H1N1, reforçando as ações de atenção básica de saúde colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Nesta fase, além de idosos acima de 60 anos de idade, crianças (entre seis meses e menores de seis anos), profissionais de saúde e pessoas acamadas (ou seja, pessoas que não podem se locomover às unidades); são público-alvo da campanha pessoas com doenças crônicas e trabalhadores do sistema prisional e população privada de liberdade,  que começam a ser vacinados nesta quarta-feira (15).

Das 8h às 17h, serão imunizados os detentos dos presídios São Luís I e São Luís II do Complexo Penitenciário São Luís, no bairro Pedrinhas. Por recomendação da Semus, a vacinação dos internos da Casa do Albergado, situada no bairro Monte Castelo, foi adiada para data a ser divulgada posteriormente. No caso do público carcerário, não haverá exigência de ordenamento alfabético. 

Entre as estratégias exitosas de ampliação dos públicos-alvo executadas pela pasta municipal estão a inclusão dos caminhoneiros bem como a montagem de pontos de aplicação das doses em escolas da rede pública e no drive-thru, no Castelinho, no Outeiro da Cruz.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, as medidas de descentralização dos pontos de vacinação e ampliação das equipes de vacinadores, que seguem orientação do prefeito Edivaldo, foram fundamentais para evitar aglomerações nos locais de aplicação das doses. “Desta forma, cumprimos com as medidas de distanciamento social e, ao mesmo tempo, protegemos as vidas aplicando as doses da vacina. Lembrando que não se trata de uma vacina contra o coronavírus, mas contra Influenza/H1N1, que também é um problema de saúde, sento importante que as pessoas se protejam”, afirmou.

No caso dos idosos, por exemplo, foram aplicadas até segunda-feira (13), 104.487 doses a este público, superando desde a semana passada a meta estabelecida, que era de cobrir 79.874 idosos. Outro público que alcançou a meta foi o trabalhador da saúde.  Ao todo, até segunda-feira, 36.737 pessoas enquadradas neste perfil receberam as doses.


IDOSOS

Nesta quarta-feira (15), também serão vacinados pela manhã (das 8h ao meio-dia) idosos acima de 60 anos em escolas cuja lista consta no site (saoluis.ma.gov.br) e no drive-thru montado no Ginásio Castelinho. 

Os idosos convocados nesta quarta-feira (15) aos dois locais para tomar as doses são aqueles cujos nomes começam entre as letras O, P e Q. As crianças entre seis meses e menores de seis anos também poderão procurar uma das escolas indicadas no site da Prefeitura de São Luís das 13h às 17h. Elas também deverão obedecer ao ordenamento alfabético (nomes começando entre as letras O, P e Q).

SAIBA MAIS 

Escolas com vacinas 


Colégio Militar Tiradentes - Rua Gabriela Mistral, Vila Palmeira


IEMA (Centro) - Endereço: Rua Oswaldo Cruz, Centro


Centro de Ensino João Paulo - Avenida 5, sem número, Turu


UI Padre Newton Pereira - Avenida Leste Oeste, s/n, Cohatrac


UEB Rosália Freire - Avenida dos Portugueses, Vila Isabel


UEB Rubem Almeida - Rua da Mangueira, Coroadinho


UEB Cruzeiro do Sul - Estrada da Vila Nova, S/Nº, Vila Nova


UEB Laura Rosa - Rua Marly Sarney, Cidade Operária


UEB Júlio Mesquita Filho -  Avenida Dois, nº 14. Cohab/Anil


UI Nascimento de Moraes -  Avenida 3, Vinhais


UEB Ana Lúcia Chaves Fecury - Rua Santo Antônio, São Bernardo


UEB Mariana Pavão - Avenida Contorno, n º 100, Anil


Cronograma de vacinação por ordem alfabética em escolas*


Dia 15/04: idosos e crianças cujos nomes começam pelas letras O, P e Q

Dia 16/04: idosos e crianças cujos nomes começam pelas letras R, S e T

Dia 17/04: idosos e crianças cujos nomes começam pelas letras U, V, W, X e Z

*Neste caso, idosos se vacinam das 8h ao meio-dia e crianças das 13h às 17h


Cronograma de vacinação no drive-thru*


Dia 15/04: idosos cujos nomes começam pelas letras O, P e Q

Dia 16/04: idosos cujos nomes começam pelas letras R, S e T

Dia 17/04: idosos cujos nomes começam pelas letras U, V, W, X e Z


*Vacinação neste local é EXCLUSIVA para idosos

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário