segunda-feira, 6 de abril de 2020

A Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, juntamente com seu aluno Prof. Dr. Thiago Anchieta de Melo, do Laboratório de Microbiologia e Biotecnologia/Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), produziram o artigo “Recomendação Geral para o Uso de Máscaras durante a Pandemia de COVID-19″.

O artigo mostra como está sendo o uso das máscaras nos países e como a Organização Mundial de Saúde (OMS) está agindo em relação ao tema, uma vez que desde o surgimento do novo coronavírus e a crescente ocorrência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV-2), o uso de máscaras faciais tornou-se mais recorrente na China e em outros países asiáticos. A partir do dia 30 de janeiro de 2020, momento que COVID-19 foi considerada pandemia, muitas nações pelo mundo adotaram o mesmo hábito.

De acordo com o artigo, no Brasil, inicialmente, a recomendação para o uso de máscaras faciais do tipo cirúrgicas e outras de uso hospitalar era apenas para profissionais da saúde e para aquelas pessoas com qualquer sintoma de gripe, ao frequentarem ambientes fechados e/ou de grande circulação de pessoas. Atualmente, a recomendação é para o uso de máscaras por todas as pessoas, sintomáticas ou não. Contudo, há um apelo das autoridades de saúde brasileiras para que a população deixe as máscaras cirúrgicas e outras de uso hospitalar apenas para o uso dos profissionais em saúde e que confeccione, em casa, uma máscara que cubra toda a região do nariz e da boca.

Os professores recomendam que , “talvez, também seja racional que as pessoas em quarentena usem máscaras faciais se precisarem sair de casa por qualquer motivo, para evitar uma possível transmissão assintomática ou pré-sintomática, assim como tem feito o Governo brasileiro“.

Confira o artigo na íntegra:


Informação: UEMA 

0 comentários:

Postar um comentário