segunda-feira, 6 de abril de 2020

SÃO LUÍS - Em tempos de isolamento, causado pela pandemia do novo coronavírus, as redes sociais se tornam uma ferramenta ainda mais importante para a comunicação entre as pessoas, principalmente, para um aluno intercambista que está longe de sua família e encara uma realidade diferente da do seu país de origem. Pensando neles, o Projeto Olhares do Brasil lançou um conteúdo para redes sociais protagonizado por diversos estudantes que estão em intercâmbio. O material é publicado no perfil do Instagram e Facebook do projeto.

Nas publicações, os alunos contam sobre sua rotina após chegada da Covid-19 e as medidas de prevenção tomadas por eles. A ideia é usar produção de conteúdo consumida pelo público, colocando os alunos internacionais em evidência.

A professora Josie Bastos, que coordena o projeto, comentou as motivações que levaram a equipe do Olhares a produzir esse material. “Como é que está sendo a experiência do aluno intercambista diante do isolamento familiar, mesmo com uma estrutura diferente, um sistema de saúde diferente e outra realidade financeira? Nós queremos escutar esse depoimento para colocar o aluno em evidência e, novamente, coletar mais informações sobre as nuances da mobilidade acadêmica”, comentou.

O Olhares do Brasil trará depoimentos tanto dos alunos de outros países que estudam na UFMA, quanto dos alunos brasileiros em mobilidade internacional. “Nosso objetivo é fazer inclusão do aluno que está em mobilidade internacional. Então, diante dessa perspectiva, esperamos estabelecer uma comunicação entre os estudantes brasileiros, estrangeiros e toda a audiência das nossas redes”, concluiu.

O primeiro depoimento publicado é o da aluna Maria Laura, graduanda de Direito da UFMA. No momento, ela está em mobilidade acadêmica na Universidade de Coimbra, em Portugal, por meio das bolsas Ibero-Americanas disponibilizadas pelo banco Santander. Em um vídeo, ela conta como está lidando com essa nova realidade

Para esta ação, o Projeto conta com a parceria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da associação Rotary Club.

Saiba Mais

Lançado no dia 13 de julho de 2017, sob a coordenação da professora Josie do Amaral Bastos, o projeto Olhares do Brasil surgiu com a expansão das políticas de internacionalização nas Universidades e conta com o apoio do Departamento de Comunicação Social da UFMA, em parceria com a Coordenação de Mobilidade, Acolhimento e Proficiência e com o Grupo de Pesquisa em Estratégias Audiovisuais na Convergência (GPeac-UFMA).

Por meio de encontros, entrevistas, criação de conteúdo escrito e audiovisual, o projeto aborda diversos assuntos que ajudam o aluno estrangeiro a se situar tanto na própria UFMA, quanto nos aspectos culturais, políticos e sociais do país. Além disso, o Olhares do Brasil volta sua atenção para os estudantes nacionais que buscam se internacionalizar, por meio de reuniões com representantes de programas de intercâmbio do Maranhão.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário