quarta-feira, 6 de maio de 2020
Pesquisa aponta que 85% dos consumidores irão presentear no Dia das Mães, apesar do Coronavírus e que destes 83% pretendem fazer isso de forma online

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes comércio varejista e neste ano, mesmo diante da pandemia do Coronavírus, a data traz boas perspectivas para os pequenos negócios. Uma pesquisa divulgada recentemente pela Behup/Globo 2020 aponta que 85% dos filhos pretendem presentear suas mães neste domingo, dia 10 de maio. Desse total, a maioria (82%) considera comprar os presentes de forma online.

Estes dados mostram que apesar do lockdown e da quarentena provocada pela Covid-19, uma das principais da do comércio varejista – o dia das mães – abriu oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas que atuam no segmento de presentes, principalmente para aqueles que apostaram em vendas online e personalizadas de presentes para as mamães.

Para o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, o cenário favorável é uma oportunidade para que pequenos negócios aumentem suas vendas nesse período. “Dia das Mães atípico devido as regras de distanciamento social, o que também pode trazer oportunidades a serem exploradas pelo comércio varejista, tendo em vista o forte apelo emocional desta data comemorativa, e ainda mais destacada pelo momento atual”, destacou.

Ainda de acordo com a pesquisa, para 57% dos entrevistados esse novo contexto social aumentou a importância da comemoração dessa data, já que muitas mães fazem parte do chamado grupo de risco, pessoas que estão mais suscetíveis ao vírus e devem permanecer em isolamento social, imposto pelo COVID-19.

Empreendedora Luciara Mendes está investindo na venda online de combos de maquiagem para as mães

É nesse sentido, que Luciara Mendes, da Lulu’s Makeup, da cidade de Presidente Dutra, está apostando nas vendas de presentes pela internet. “Estamos com uma expectativa muito alta com relação às vendas neste ano, pois o Dia das Mães ganhou um significado especial, já que as famílias estão em isolamento e nesse momento reafirmam seus laços de afeto e união. Então por isso estamos investindo ainda mais nas redes sociais, que têm sido nosso grande aliado na divulgação e venda. Preparamos campanhas direcionadas, combos e preços especiais, atendimento personalizado via whatsapp, tudo para que os clientes possam comprar com segurança e facilidade de forma online. Os filhos não deixarão de presentear suas mães nessa data tão especial ”, disse Mendes empresária.

FLORES

As irmãs Ana Maria e Ana Lucia acreditam que a venda de buquês de flores vai atender as expectativas deste ano

As empreendedoras Ana Maria Conceição e Ana Lúcia Conceição também têm apostado na data e o contexto do momento. As irmãs são proprietárias da Ana Floricultura, em Caxias, e acreditam que a simbologia das flores será refletida nas vendas.

“O Dia das Mães sempre foi nossa data de maior venda, a mais esperada do ano, pois os filhos gostam muito de presentear as mães, demonstrando seu carinho, principalmente com buquês de flores. Acreditamos que assim como nos outros anos vamos vender muito, até porque esse é um momento onde estamos muito sensíveis e dar um buquê têm um significado ainda maior, reforçando o amor entre mãe e filhos”, disse Ana Maria.

Além das flores, as cestas de café da manhã também têm grande saída. E para garantir as vendas, as irmãs criaram estratégias diferenciadas para a data. “Nós estamos investindo mais em divulgação nas redes sociais, principalmente no Instagram. Também lançamos preços especiais, todos com descontos, venda pelo whatsapp, e entrega gratuita. E estamos seguindo todas as recomendações de higienização dos produtos, do nosso estabelecimento e atentando para os cuidados na hora da entrega”, acrescentou Ana.

Ter presença digital é estratégia

Em tempos de distanciamento social a principal dica que o Sebrae tem dado aos pequenos negócios é ter presença digital, seja para executar vendas, para mostrar atitudes que a empresa tem adotado ou para manter o relacionamento mais próximo do cliente, visando o pós crise.

“O comportamento do consumidor está mudando e os pequenos neg´picios precisam acompanhar essa mudança de paradigma. Adaptação é a palavra chave para a sobrevivência dos pequenos negócios. As empresas precisam aprender a ter uma presença digital mais forte para conectar seu negócio com o seu público. Avise seus clientes que você está de portas fechadas, mas continua funcionando pela internet. Uma boa dica é utilizar as redes sociais para divulgar a forma de como os seus serviços estão funcionando, quais são os horários de Atendimento, promoções, quais são os canais de Atendimentos e meios de pagamentos e claro expondo os seus produtos e serviços.”, disse o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

“Entre as orientações que temos dados aos empresários que estão nos procurando está a necessidade de ter uma presença digital cativante. Sugerimos criar um calendário com datas comemorativas, período  de promoção entre outros. Nesse momento é preciso criar relacionamento, assim,  curta os comentários, responda, peça opinião sobre o seu atendimento”, completou o executivo.

Para ajudar o empresário maranhense a encontrar o melhor caminho para aumentar sua presença digital, o próprio Sebrae precisou se adaptar ao momento, com o desenvolvimento de ferramentas de atendimento digital e tem mantido diversos canais de atendimento abertos que podem ser   

“Implantamos uma série de medidas para oferecer consultorias via web; palestras e cursos online (são 400 cursos online no portal Sebrae);  e-books gratuitos sobre assuntos diversos como finanças e empreendedorismo rural;  debates online;  as lives em nossas redes sociais quase que diárias para que o empreendedor maranhense possa preparar seu negócio para este momento de crise e para o pós crise. Desenvolvemos novas ferramentas para atender nossos clientes já fidelizados e os que nos procuraram pela primeira vez durante a crise” comentou Borralho  

Entre as novas ferramentas lançadas pelo Sebrae durante o período de isolamento social estão as consultorias online, , prestadas de forma gratuita e individual, cujo objetivo é orientar os empreendedores no período de crise.

“Nas salas online de consultoria, os empreendedores maranhenses tem acesso a consultorias nos temas finanças, marketing e vendas, dúvidas trabalhistas, inovação e escuta diagnóstica – que recebe dúvidas gerais dos empreendedores nesse momento de crise. Para esta modalidade de atendimento online, os empresários interessados deverão entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae por telefone (0800 5700800 ou 98 9991-2335) e agendar o seu horário. Os atendimentos acontecerão das 8h às 12h e das 14h ás 18h.”disse Hildenê Maia, gerente estadual de Gestão de Atendimento e Relacionamento com Cliente do Sebrae no Maranhão.

“Além disso, estamos a instituição organizou o Mutirão Digital, criou e está oferecendo eventos virtuais, como é o caso do Sebrae Acelera Digital e das Lives que estão sendo feitas no perfil do Instagram do Sebrae; a Vitrine Digital, onde os empreendedores podem dar informações de seus empreendimentos para divulgarmos nossas nas redes sociais. “Ainda temos também o canal Fale com especialista no Portal Sebrae que permite o atendimento dos nossos clientes. E ainda temos no nosso portal Converse com o Sebrae por chat ou e-mail”, concluiu Hildenê Maia. 

Informação: Sebrae 

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