quinta-feira, 7 de maio de 2020
A empresária, Ivoneide Medrado se divide entre a gestão de seus negócios na cidade de Balsas e a dádiva de ser mãe de Ana Beatriz e Afonso.


Imagine um sorriso largo e acolhedor! Imagine a sensação de um dia ensolarado, florido, colorido...Imagine aconchego, segurança. Imagine...Este pode ser o início de uma poesia, uma letra de uma canção ou apenas versos soltos. Mas pode ser, ainda, a definição de uma mãe, de várias mães ou de todas as mães! E quando o tema é a maternidade, todas concordam que ser mãe é uma sensação única, até inenarrável! E foi com um desses sorrisos contagiantes, que uma dessas mamães – cliente do Sebrae no município de Balsas, abriu as portas da sua casa para contar sua história enquanto mãe e empreendedora.

A fotógrafa Ivoneide Medrado começou a empreender aos 20 anos de idade registrando momentos em frames congelados e já percorreu uma estrada de 30 anos no mercado -  atualmente, é proprietária da empresa Afonso Fotografia. Se ser empreendedora veio primeiro, ser mãe da Ana Beatriz e do Afonso é prioridade. “Para mim, a maternidade é o ápice da minha vida. Eu amo ser mãe e sou privilegiada por ter filhos maravilhosos!”

Dividir-se entre a maternidade e a gestão do seu negócio requer jogo de cintura, mas a mulher tem habilidades para ser muitas em uma só.  “Trabalho, criança, o que fazer quando você é a proprietária de uma empresa? Não tem quatro meses de licença maternidade! Com um mês depois de ter tido Ana Beatriz, já estava de volta ao trabalho. Fiquei com ela na loja, com bercinho e tudo. Ela tomava banho lá. E fiz tudo como é recomendado: seis meses só no leite materno, sem dar água. Cinco anos veio o Afonso, meu príncipe. E tudo aconteceu de maneira muito suave”, conta a empresária.

Além da paixão pela fotografia, o turismo ganhou espaço no coração de Ivoneide: desde 2012, ela é proprietária da IvoneideTur que tem em seu portfólio destinos turísticos para todo Brasil e até outros países, como Argentina, Uruguai e Paraguai.

Em média, a agência faz quatro viagens por ano, via terrestre, mas devido ao atual momento de pandemia, o retorno das atividades ficou para o segundo semestre, com roteiros como Fortaleza e Jericoacoara e, entre o réveillon e o mês de janeiro de 2021, os destinos de Gramados, Beto Carrero World, Rio de Janeiro e São Paulo.

Sabores e desabores

Dois empreendimentos, marido, filhos, família. Ao perguntarmos o que a motiva, Ivoneide Medrado não titubeou: “Eu sinto que vim ao mundo para fazer as pessoas felizes, a começar por minha família. Essa é a minha missão. Minha vida é realizar sonhos, dia a dia, tanto junto ao meu marido e meus dois filhos quanto no trabalho com fotografia e turismo. Se tenho problemas? Tenho, como todo mundo! Mas a felicidade em si é o que me impulsiona, é minha alegria de viver, meu abraço, meu sorriso. Estar junto com as pessoas é muito gratificante. A Afonso Fotografia e a InoveideTur vieram somar na realização dos sonhos da minha família e de outras pessoas. Meu lucro maior é ver os sonhos realizados, inclusive os meus e os da minha casa”.

Os desafios entre maternidade e negócios nem sempre são só registros coloridos. Há outros sem cores e com dores e a fotógrafa conta um desse momentos. “Um dia, minha filha fez uma redação da escola com o tema ‘Tempo e dinheiro’ e escreveu: “Minha mãe não tem tempo para mim, só tem tempo para o dinheiro”. Quando eu vi aquela frase, percebi o quanto ela estava precisando de mim, de carinho, de atenção. Os filhos não querem nada dos pais, só o carinho e o afeto. A partir daquele momento eu mudei minha vida e passei a me dedicar muito mais aos meus filhos, dando-lhes prioridade”, relembra Ivoneide.

Esse episódio, realmente, foi uma virada de chave na vida de Ivoneide e vem muito ao encontro do que se vive hoje durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19. “A felicidade não tem a ver com o material, mas está dentro de nós, no coração. E nessa época é preciso termos mais fé e esperança em Deus para que tudo isso passe logo. Eu vou estar com minha família cada vez mais, porque é nela que estão os meus tesouros. É uma benção de Deus ter filhos como eu tenho: maravilhosos, obedientes, com sorrisos lindos, carinhosos. E nada melhor para uma mãe que chegar em casa e ser recebida com amor e o sorriso dos filhos”, garante a empresária.

Existem muitas Ivoneides mundo afora e, em cada uma, encontramos uma história singular: de amor incondicional aos filhos, de abdicações... Na música “Canção pra Mamãe’, Adgnaldo Timóteo solta seu vozeirão pra destacar, entre tantas verdades: “Mãe não tem rima... teus olhos que dizem a prece do silêncio... o beijo que abriu meus olhos para a vida”.  Talvez, a trilha para a nossa Ivoneide Medrado, a mamãe da Ana Beatriz e do Afonso, seja a da composição de Alexandre Assis (Xande de Pilares), Carlos Rodrigues e Gilson Bernini, cantada pelo Grupo Revelação: “Quem cultiva a semente do amor, segue em frente e não se apavora. Se na vida encontrar dissabor, vai saber encontrar a sua hora”. 

Embalados entre uma e outra canção, a nossa personagem de hoje se despede e manda um recado a todas as outras mamães, sejam as que geraram seus filhos no ventre ou no coração. “Nunca desistam dos seus filhos, nunca desistam de ser felizes, nunca desistam de vocês mesmas! Vamos umas ajudar as outras, porque acalanto de mãe é isso: o viver em harmonia”, acredita Ivoneide Medrado.

Informação: Sebrae 

0 comentários:

Postar um comentário