quarta-feira, 13 de maio de 2020

Inédito, o rodízio de veículo na Ilha de São Luís está transcorrendo sem grandes problemas ou imprevistos. A medida foi adota entre segunda (11)  e esta quinta-feira (14) para reduzir ainda mais a circulação de carros e pessoas na região. 

O rodízio é uma medida para intensificar o lockdown na Ilha. Ou seja, as regras do lockdown continuam valendo até o domingo (17), por decisão da Justiça acatada pelo Governo do Maranhão. 

Entre essas regras, está a de que só podem circular trabalhadores de serviços essenciais ou quem está em busca de um serviço essencial. 

“Todas as medidas que estavam em aplicação no lockdown continuam valendo”, diz a diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla. 

Ou seja, não muda nada para quem já não podia circular anteriormente. O que mudou é que os autorizados a circular agora precisam obedecer ao rodízio. 

Nesta quarta, só podem rodar carros com placas de final ímpar. Na quinta, só placas de final par, como aconteceu nesta terça. 

Abdalla conta que diversos bloqueios estão espalhados pela Ilha para orientar, fiscalizar e notificar os motoristas. “Estão em diversos pontos e também nas MAs que cruzam a região metropolitana de São Luís.”

O governador Flávio Dino fez nesta terça-feira (12) um balanço positivo do lockdown e do rodízio: “Nós combinamos essas duas medidas para extrair o efeito máximo”. 

Na sexta-feira (15), o rodízio não será aplicado porque vai ser feriado antecipado de 28 de julho. Por isso, a circulação de veículos e pessoas naturalmente já vai ser menor. 

Lockdown

A Justiça decidiu nesta terça-feira (12) estender o lockdown na Ilha de São Luís até o domingo (17). A decisão foi acatada pelo Governo do Maranhão. A data anterior para o término do bloqueio era quinta-feira (14).

Tire suas dúvidas sobre o rodízio de veículos:

Vale onde e quando?
Vale nos quatro municípios da Ilha de São Luís. Até quinta-feira (14).

Como funciona?
Na segunda e na quarta, só podem rodar os carros com placa final ímpar. Na terça e na quinta, só podem rodar os carros com placa final par.

Mas as regras do lockdown continuam valendo?
Sim. Ou seja, quem já não podia circular continua sem poder circular. Tanto faz a placa do carro. 

Então por que fazer o rodízio?
Para reduzir ainda mais a circulação das pessoas que trabalham em atividades essenciais e já têm a autorização para circular. 

Me dê um exemplo
Por exemplo: um funcionário de supermercado (atividade essencial) já podia, desde o início do lockdown, ir de carro para o trabalho. Agora, ele só vai poder usar o carro se for o dia da placa dele.  
Já um funcionário de uma loja de móveis (atividade não essencial), por exemplo, não podia circular e vai continuar sem poder circular independentemente da placa. 

Mas eu posso continuar indo ao mercado e à farmácia?
Sim, o acesso a serviços essenciais continua permitido. Mas agora com restrição do rodízio. Se você quiser ir de carro ao mercado na segunda, por exemplo, sua placa final tem de ser ímpar. 

Há categorias liberadas do rodízio?
Sim, entre elas profissionais da saúde, taxistas, motoristas de aplicativos e profissionais da imprensa – todos sempre em serviço. A lista inteira pode ser vista em corona.ma.gov.br/lockdown

Por que o rodízio não vale na sexta (15)?
Porque vai ser feriado antecipado. Ou seja, a circulação já vai ser reduzida por causa disso

Posso sair da Ilha na sexta (15)?
Não. As saídas e entradas continuarão fechadas neste dia.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário