terça-feira, 26 de maio de 2020
Projeto SESI Janela Cultural é gratuito e conta com esquete do Pão com Ovo e apresentação musical



SÃO LUÍS – De forma abrupta toda a população foi surpreendida com as consequências devastadoras provenientes da pandemia do novo coronavírus, que impactam na vida de todos. A recomendação é ficar em casa, não sair às ruas sem que haja necessidade cabal, visando conter, tanto quanto possível, a circulação do vírus e, consequentemente, o colapso do sistema de saúde.

A política de isolamento e distanciamento social se fez sentir sobretudo nos condomínios, onde diversos edifícios, com centenas de apartamentos, onde condôminos precisaram reorganizar e adaptar às providências para seguir as recomendações de especialistas e das autoridades competentes.

A vida condominial se viu substancialmente afetada pela COVID-19, com o isolamento e a não utilização de áreas comuns, como playgrounds e complexos esportivos, e, de modo ainda mais sensível, intensificou-se os cuidados nos elevadores.

Pensando em amenizar e diminuir a ansiedade trazida por esse cenário de incerteza, medo e solidão, provocados pelo isolamento social e proporcionando alegria e entretenimento para as pessoas que moram em condomínio de São Luís, o Serviço Social da Indústria (SESI), entidade do Sistema FIEMA lançou essa semana o projeto SESI Janela Cultural.


“O projeto consiste em apresentações no palco da unidade móvel do Caminhão da Cultura do SESI em vários condomínios de São Luís. Os moradores, apreciam, das janelas dos seus apartamentos, diversas ações culturais promovidas pela entidade, como espetáculos teatrais, apresentações musicais e bençãos religiosas.  As apresentações são realizadas na unidade móvel devidamente equipada com sistema de som e palco e segue todas as normas de segurança”, destacou o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima.

A estreia do projeto aconteceu na última quinta (21/05) no Condomínio Residencial Rio Pindaré, no  Turu, um dos bairros da capital maranhense de maior incidência de casos da COVID-19, onde 330 moradores de  80 apartamentos  acompanharam a apresentação do projeto pelo palhaço Pingão, seguido de reflexões religiosas com representantes da Igreja Católica e da Igreja Evangélica. O ponto alto do projeto foi a apresentação do espetáculo de comédia Pão com Ovo, da Companhia de Teatro Santa Ignorância.

Na peça, as duas personagens, Dijé (vivida por Adeílson Santos), moradora de bairro da periferia, e Clarisse, (interpretada por César Boaes) uma emergente alpinista social falam sobre o cotidiano das suas vidas em tempos de coronavírus.


Para o síndico do condomínio e funcionário público municipal, Tomaz Cantuária da Silva Serejo, a iniciativa do SESI foi ótima. “Os moradores ficaram felizes com a iniciativa do SESI, ainda mais nosso condomínio sendo o projeto piloto com a apresentação do Pão com Ovo! Todos estão satisfeitos com o projeto ainda mais nesse tempo de pandemia e isolamento social, onde muitas famílias se encontram em suas residências, principalmente os idosos”, disse Serejo.

“O SESI Janela Cultural leva cultura, diversão e lazer aos condomínios para apresentar as pessoas de forma segura e sem aglomeração um momento de alegria. Muito gratificante ver na estreia do projeto crianças e idosos assistindo à peça”, enfatizou Diogo Lima.

As apresentações acontecem sempre às quartas, quintas e sextas, no final da tarde, nos condomínios já inscritos e as atrações são variadas, além do Pão com Ovo, também estão programadas apresentações musicais com artistas locais.


“Esse projeto é muito importante porque é um novo formato que vai se estabelecer a partir desse momento. Ele traz cultura para as pessoas que não podem sair de casa. O nome janela cultural é muito feliz pois é pela janela que as pessoas estão vendo o mundo e vão ver ainda por algum tempo. Foi emocionante a estreia por ser uma plateia que estava ansiosa pelo riso nesse momento de tanta dúvida. O SESI está de parabéns por essa iniciativa, por dar esse pontapé inicial de um novo formato. O SESI percebe a importância da cultura como ferramenta primordial do entretenimento, e traz isso para dentro dos condomínios. A cultura sai das lives e passa a ser de forma mais afastada do público, mas presencial”, ressaltou o ator Cesar Boaes.

“Não é de hoje que o SESI investe e acredita no potencial do artista maranhense, esperamos com esse projeto totalmente gratuito, amenizar um pouco esse cenário de pandemia que vivemos atualmente!”, destacou o presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez.

Inscrições - Os condomínios que estejam interessados em levar o projeto do SESI devem entrar em contato pelo email janainapereira@fiema.org.br ou pelo telefone (98) 9.8412.1537.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário