quarta-feira, 10 de junho de 2020

Anderson Lindoso
Advogado. Secretário de Estado da Cultura

Em geral marcamos a vida pelo calendário das festas, que é expressão da alegria e motivador dos encontros. No Maranhão, o mês de junho é aguardado por milhares de pessoas que esperam a sua festa mais popular.

Este ano, entretanto, não teremos o São João do Maranhão nos arraiais, nas ruas, nas praças, reunindo multidões. Precisamos cuidar da saúde nestes tempos de pandemia do novo coronavírus. Não poderemos estar juntos, confraternizando nos mesmos espaços, nos abraçando nas mesmas festas, ou assistindo de pertinho as brincadeiras que amamos.

Mas nem por isso deixaremos de nos unir em torno dessa grande força que é a cultura do Maranhão. O São João que remete à diversidade, à celebração religiosa, à culinária, a reunião de famílias e amigos, à tradição do Bumba meu boi, Tambor de crioula, Cacuriá e tantas outras expressões de longa continuidade histórica, esse São João tão relevante para a nossa memória e identidade cultural.

Estamos preparando uma programação virtual, com várias atrações, uma forma de manter vivo o espírito junino no coração das pessoas. Documentários, exposições, podcast com bate-papos, playlist e muitas outras.

Todo o trabalho será realizado no âmbito do programa Conexão Cultural, que foi um grande sucesso e mostrou um amplo cenário da nossa produção artística no estado. As apresentações do Conexão Cultural beneficiaram mais de 600 artistas maranhenses, desde que foram suspensos os eventos para evitar aglomeração, por conta da pandemia.

Para o Governo do Maranhão, manter a tradição, ainda que virtualmente, é um compromisso com a nossa cultura, que anualmente conta com milhares de apresentações e centenas de arrais em todo o estado.

É também uma oportunidade de realizar novas experiências com o auxílio das novas tecnologias, que aguçarão a criatividade de quem faz a festa, desenvolvendo novas linguagens e outras formas de expressão.

Apesar do momento difícil e de todas as limitações, acreditamos que mais do que simplesmente manter a tradição, conseguiremos solidificá-la ainda mais, possibilitando, inclusive, que muitas pessoas que por algum motivo não saem das suas residências para assistir as brincadeiras, tenham, de forma virtual, se envolverem na brincadeiras.

As crises têm muito a nos ensinar, e com a cultura não é diferente. Esse tempo é necessário para que possamos ter novos aprendizados e novas lições, para que, quando tudo passar, possamos redesenhar o calendário da cultura e quem sabe fazer festas de São João ainda mais grandiosas do que as que vem acontecendo todos anos.

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário