segunda-feira, 22 de junho de 2020
OMT  reitera apelo aos governos e organizações internacionais para apoiar a volta responsável do Turismo

Após vários meses de interrupção sem precedentes devido ao novo coronavírus, a OMT relata que o setor está começando a voltar em algumas áreas, principalmente nos destinos do Hemisfério Norte. Ao mesmo tempo, as restrições de viagens permanecem em vigor na maioria dos destinos globais e o Turismo continua sendo um dos mais afetados de todos os setores.

Nesse contexto, a entidade reitera seu apelo aos governos e organizações internacionais para apoiar o Turismo, a necessidade de responsabilidade e proteção, conforme as restrições de viagens são suspensas, e o dever de um compromisso credível para apoiar o setor como um pilar de recuperação.

RETOMADA RESPONSÁVEL É PRIORIDADE

A suspensão gradual das restrições em alguns países, juntamente com a criação de corredores de viagem, a retomada de alguns voos internacionais e os protocolos aprimorados de segurança e higiene, estão entre as medidas adotadas pelos governos na tentativa de reiniciar a indústria.

“A queda repentina e maciça no número de turistas ameaça empregos e economias. É vital, portanto, que o reinício do Turismo seja priorizado e gerido com responsabilidade, protegendo os mais vulneráveis, e com saúde e segurança como a principal preocupação do setor. Até a retomada, a OMT pede novamente um forte apoio ao setor para proteger empregos e empresas”, diz o secretário-geral da entidade, Zurab Pololikashvili.

Embora abril fosse uma das épocas mais movimentadas do ano devido às férias da Páscoa, a introdução quase universal de restrições de viagens levou a uma queda de 97% nas chegadas de turistas internacionais. Isso segue um declínio de 55% em março. Entre janeiro e abril de 2020, o desembarque de viajantes diminuiu 44%, resultando em uma perda de cerca de US$ 195 bilhões em receitas de Turismo internacional.

MAIS ATINGIDOS

No nível regional, a Ásia e o Pacífico foram os primeiros a serem atingidos pela pandemia e os piores entre janeiro e abril, com chegadas de 51% nesse período. A Europa registrou a segunda maior queda, de 44% no mesmo período, seguida pelo Oriente Médio (-40%), Américas (-36%) e África (-35%).

No início de maio, a OMT estabeleceu três cenários possíveis para o setor de Turismo em 2020. Eles apontam para possíveis reduções no número global de turistas internacionais de 58% a 78%, dependendo de quando as restrições de viagem forem suspensas. Desde meados de maio, a organização identificou um aumento no número de destinos anunciando medidas para reiniciar o Turismo.

Informação: Panrotas 

0 comentários:

Postar um comentário