terça-feira, 2 de junho de 2020

SÃO LUÍS – “Atividades antrópicas e doenças emergentes: Como a perda da biodiversidade tem influência nos surtos de doenças infecciosas?” é o tema da palestra que será realizada nessa quinta-feira, 4, a partir das 16h, por videoconferência, pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia da Universidade Federal do Maranhão. A atividade contará com a presença de Denise Alves Rodrigues, mestranda do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGC) da UFMA e professora de Educação Ambiental da rede privada.

“A palestra tem o objetivo de abordar uma reflexão sobre a necessidade de preservação da biodiversidade do planeta e entender que a interferência da raça humana no meio ambiente pode causar consequências graves à sobrevivência de várias espécies”, informou Juliana Rivas Figueredo Pereira, estudante do quinto período do curso de Ciências Biológicas da UFMA e membra do PET Biologia.  

Daniely Feitoza Aires, também estudante do quinto período do curso de Ciências Biológicas da UFMA e membra do PET Biologia, destaca que, de acordo com estudos científicos publicados recentemente, a deflorestação e a perda de habitat estão associadas ao aparecimento de doenças infecciosas humanas que surgiram nos animais.

Ela ainda aponta que estas doenças são as principais causas da perda de biodiversidade, ao passo que impacta e afasta os animais selvagens do ambiente natural, o que resulta a frequência de surtos de doenças infectocontagiosas de procedências desconhecidas, como por exemplo o Ebola, a Zika e agora a Covid-19.

A palestra será transmitida pela plataforma do Google Meet. As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line, também disponível na descrição do Instagram do PET Biologia. Outras informações podem ser obtidas por meio do e-mail petbioufma@gmail.com ou pelo site do grupo.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário