sexta-feira, 12 de junho de 2020

Estudantes maranhenses de instituições públicas de ensino terão alimentos mais ricos em proteínas e nutrientes, com o consumo do pescado que será inserido no cardápio da merenda escolar. Esta medida é fruto de decreto assinado pelo governador Flávio Dino, que determina a inclusão obrigatória de pescados, oriundos da agricultura familiar, na alimentação de estudantes maranhenses.

O objetivo da decisão é melhorar a alimentação das crianças e jovens, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, bem como estimular o desenvolvimento sustentável e produtivo dos pequenos produtores rurais.

A inclusão do pescado na alimentação escolar deverá observar os termos estabelecidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conforme a legislação vigente. Além disso, no processo de aquisição do pescado será priorizado o agricultor familiar do município onde está localizada a unidade escolar. A seleção dos produtores será por meio de chamada pública. 

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça, “a inclusão do pescado na alimentação escolar é, sem dúvida, uma iniciativa que fará a diferença na vida das crianças e jovens. Por se tratar de um alimento saudável, com alto valor nutricional, os estudantes terão maior desempenho no processo de aprendizagem”.

Júlio César ressaltou que o decreto visa fortalecer e incentivar economicamente os empreendimentos familiares rurais, ampliando a cadeia produtiva da piscicultura e oportunizando trabalho e renda para as famílias. 

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, afirmou que a inclusão do pescado da agricultura familiar no cardápio da alimentação das escolas públicas é mais uma medida do Governo do Estado que, além de apoiar o pescador maranhense, promove a alimentação saudável dos estudantes. 

“É importante ressaltar que 30% do recurso da alimentação escolar já é destinado à agricultura familiar. Portanto, essa é mais uma iniciativa que demonstra o compromisso desse governo com a população, sobretudo, com aqueles que mais precisam”, afirmou Felipe Camarão.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário