terça-feira, 16 de junho de 2020
Serviços estão sendo executados pela Prefeitura em parceria com o IPHAN, e fazem parte do programa São Luís em Obras; esta fase contempla a retirada de todo o piso do espaço que compreende os três logradouros e adjacências; trânsito no local sofreu alterações

A Prefeitura de São Luis, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), deu início à segunda fase da obra executa no  Complexo Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno. Nesta semana, foi iniciada a retirada de todo o piso do espaço que compreende os três logradouros e adjacências. A ação faz parte do programa São Luís em Obras e amplia os investimentos realizados pela gestão do Prefeito Edivaldo Holanda Junior na região do Centro Histórico de São Luís. A obra do complexo é realizada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Desde segunda-feira (15), o trânsito no local foi alterado para a realização da obra 

“A requalificação de todo o espaço, que conta com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), integra o São Luís em Obras, programa criado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior que tem trabalhando atuando em várias frentes, e tem entrado fortemente no paisagismo, construção e reforma de dezenas de espaços públicos já em execução na capital”, detalhou o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho.

Nesta fase, todo o piso atual está sendo retirado e a obra começa a ganhar muito mais volume. Durante toda a semana, o piso será removido e a substituição que será feita atenderá ao novo layout do espaço, respeitando as especificidades estabelecidas pelo IPHAN. Para tanto, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está atuando para disciplinar o trânsito no local, que teve de ser alterado para que as obras tivessem continuidade.


Além da recomposição do piso, todo o complexo incluindo a Praça João Lisboa, Largo do Carmo, bem como Rua de Nazaré e entorno, recebem esta semana, serviços de construção de rampa de acesso à igreja do Carmo, os bancos serão removidos para revitalização, além do importante símbolo do espaço, o tradicional relógio e as estátuas João Lisboa e do Frei Capuchinho também serão recolhidas para restauração.

O projeto também prevê novo paisagismo, ampliação dos espaços para pedestres, com adequação total às normas de acessibilidade, uniformização do pavimento, reordenamento do serviço de engraxate e abrigos localizados no espaço que agora vão passar a contar com banheiros públicos.

TRÂNSITO


Para garantir a realização desta fase da obra, a SMTT, iniciou nesta segunda-feira (15), as alterações no trânsito na região do Largo do Carmo e Avenida Magalhães de Almeida. Com a mudança, o trânsito naquela região está funcionando da seguinte forma: todo o trânsito que passaria pelo trecho interditado em frente ao Largo do Carmo (Igreja do Carmo), segue pela Rua Humberto de Campos, via que é a extensão da Rua da Paz e dá acesso à Rua da Palma.

Logo, os veículos que vêm das ruas do Egito, do Sol e da Paz, sentido Mercado Central, fazem o desvio pela Rua Humberto de Campos, acessando a primeira à esquerda, que é a Rua da Palma, seguindo até a Rua 14 de Julho (onde haverá inversão de fluxo), para retomar a Avenida Magalhães de Almeida ou Rua de Santana, atrás do Ferro de Gomar.

De acordo com o secretário da SMTT, Israel Petrhos, o órgão destacou equipes de agentes que ficarão à postos em toda a extensão do desvio para disciplinar e monitorar o tráfego no local, bem  como orientar motoristas e pedestres sobre as mudanças em curso. “Estamos trabalhando para garantir segurança à circulação de todos que passam diariamente pela rota que sofreu as alterações”, disse ele.


Vale ressaltar que, em função dessas mudanças, é proibido estacionar em toda a extensão das vias por onde está sendo feito o desvio de tráfego: Rua Humberto de Campos, Rua da Palma e 14 de Julho. A SMTT recomenda aos condutores que, para evitar maiores transtornos, transitem pelas imediações alteradas, somente se necessário for e que obedeçam a sinalização e a orientação dos agentes de trânsito. O trânsito de veículo em frente ao Correios da Praça João Lisboa e o trecho da Rua da Palma sentido Rua de Nazaré permanecerão sem alterações.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário