segunda-feira, 22 de junho de 2020
Os professores do Colégio Dom Bosco Jhon Quinaya e Ramilla Rocha entregando a doação de descansa – orelhas aos profissionais do Socorrão II: Roberta Campos, Dorinei Câmara e Aliomar Carvalho.

Crise pode e deve ser sinônimo de inovação. Isso é o que mostram na prática alunos e professores do Colégio Dom Bosco que integram o projeto “Maker” que consiste em usar a criatividade e materiais do cotidiano para o desenvolvimento de protótipos úteis na proteção das pessoas durante essa pandemia do novo Coronavírus.

Nas aulas “Makers”, que antes aconteciam no Laboratório da escola, os alunos aprendem a inovar e a criar brinquedos, robôs, aplicativos, sempre contando com o suporte de dois professores especializados nesse projeto, Ramilla Rocha e Jhon Quinaya. Nesses últimos meses a prática Maker seguiu ativa nas casas dos alunos. E com projetos distintos em duas frentes, com produtos feitos por docentes e dicentes. Alunos de todas as idades estão transformando elementos de seu cotidiano (materiais como caixa, cola, papel etc.) em protótipos de novos produtos, concebidos para melhorar a vida de todos nessa guerra contra o novo Coronavírus. Entre os produtos criados em casa pelos alunos, sob a orientação dos professores, destacam-se um jogo inédito e educativo de Minecraft, totalmente desenvolvido pelo aluno que é também programador, e cujo objetivo é a conscientização da necessidade de uso de máscaras e álcool em gel para combater o vírus. Outros alunos criaram protótipos de objetos de uso doméstico, como dispensers para o armazenamento correto de lenços de papel toalha e luvas descartáveis; entre muitas outras ideias.

Os kits do Descansa- Orelhas que estão produzidos em impressora 3D e doados aos profissionais de saúde da rede pública.

Outro produto que merece destaque é o projeto “Descansa - Orelhas”. Desenvolvido pelos  professores Ramilla Rocha e Jhon Quinaya, e que está sendo fabricando com o plotter da escola alocado na casa dos professores. O Descansa - Orelhas é uma espécie de adaptador para acoplar o elástico das máscaras na parte de trás da cabeça; para que as mesmos não machuquem a pele e as orelhas dos profissionais que ficam horas com esses EPI´s. Esse produto que foi criado originalmente no Canadá por uma criança, foi adaptado aqui de forma inédita pelo Dom Bosco. A escola já produziu e doou 1.250 unidades dessa peça a profissionais do Hospital Socorrão. E a produção em massa continua, para que mais profissionais possam ser beneficiados gratuitamente.

A terapeuta ocupacional do Socorrão II Pollyana Furtado foi uma das agraciadas com um kit do Descansa – Orelha e aprovou:

O Descansa- Orelhas produzido pelo projeto Maker do Colégio Dom Bosco sendo utilizado pelos profissionais de saúde do Socorrão II.


“Como profissional da saúde na ativa nessa pandemia tenho sofrido com dores ao longo do dia, devido ao uso contínuo dos equipamentos de proteção individuais (EPI`s) que precisamos usar. Fui uma das agraciadas com a doação de um kit do Descansa - Orelhas desenvolvido pelo Colégio Dom Bosco e já estou usando. Sou muito grata pois o produto trouxe mais conforto no uso da máscara facial”, revela a terapeuta.

Para o Colégio Dom Bosco aliar a educação de qualidade à inovação para a solução de problemas reais da comunidade é a melhor resposta a essa pandemia.

“Estamos muito felizes com os resultados da cultura Maker colocada em prática no Dom Bosco. Acreditamos que a educação ativa e baseada na solução de problemas da comunidade é a melhor arma para se construir um mundo melhor, mais justo e mais inclusivo” declarou o professor Jhon Quinaya

Informação: Intermídia Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário