quinta-feira, 18 de junho de 2020
Equatorial Maranhão orienta sobre cuidados necessários na hora de construir ou reformar


Em meio as recomendações de isolamento social, devido a pandemia da Covid-19, muitas pessoas aproveitam o tempo extra para colocar em prática projetos e realizar reformas em casa. No entanto, é preciso estar atento às medidas de segurança que possam proteger você e sua família de possíveis acidentes com energia elétrica. Diante disso, a Equatorial Maranhão trouxe algumas orientações para que os serviços e manutenções possam ocorrer de forma tranquila e segura.

Para realizar reparos que envolvam manuseio ou proximidade com a fiação elétrica é necessário bastante cuidado. De acordo com os dados do Anuário 2019 da Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel), o ambiente familiar é o segundo principal causador de acidentes fatais com origens elétricas no Brasil. Em 2019, foram 228 mortes em todo país. No Maranhão, Foram 24 ocorrências fatais, dado preocupante considerando que muito desses incidentes poderiam ter sido evitados caso alguns cuidados tivessem sido tomados.


O executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Francisco Wagner Calzavara, explica que construções e reformas lideram o ranking de acidentes com energia elétrica no Estado. “Para que os números não se repitam, é de suma importância o envolvimento de toda a sociedade nas ações de conscientização para a prevenção de acidentes com a rede elétrica. Por isso, Antes de pensar em qualquer reforma ou construção as pessoas devem redobrar os cuidados com as normas de segurança” afirma.

Ainda segundo o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, apenas profissionais qualificados devem ser contratados para a execução dos serviços. Pedreiros, técnicos e pintores com ampla experiência no mercado já estão familiarizados com as regras de segurança e com o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), que é fundamental para todas as atividades que envolvam eletricidade.


Abaixo algumas orientações de segurança que devem se tornar hábitos no seu dia a dia e de sua família:

-Em construções ou reformas, mantenha uma distância mínima de até 3 metros da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, andaimes, vergalhões, escadas e arames.

- Atenção também com a distância da rede elétrica em construções e manutenções de telhados.

- Na instalação ou conserto de antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva.

- A instalação de cercas elétricas em áreas urbanas e rurais deve obedecer à lei nº 13.477/2017. Jamais eletrifique cercas de arame farpado de maneira clandestina. Energizar cercas de arame fora dos padrões técnicos é crime e pode matar.

- Use sempre produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pois isso garante uma maior qualidade dos componentes (fiação, disjuntores, tomadas etc.) contra riscos de choques e curtos-circuitos.​

- Nunca tente retirar nenhum material que tenha caído sobre ou esteja em contato com a rede elétrica, pois o objeto pode conduzir eletricidade provocando acidentes.

- Nunca deixe a fiação ao alcance de crianças.

- Não utilize "benjamins" para ligar mais de um aparelho na mesma tomada, isso pode sobrecarregar a instalação elétrica, provocar curto-circuito e até incêndios.

A Equatorial orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 116 para que seja feito o desligamento da energia.

Informação: Ascom Equatorial Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário