sexta-feira, 12 de junho de 2020
Lançamento marca a largada do Mobiliza São Luís, movimento que deve reunir, em novembro, segmentos da economia criativa, cultura e turismo, marcando a retomada após a pandemia de coronavírus.


Dando a largada para o Mobiliza SLZ, o Sebrae no Maranhão lança neste sábado, 13 de junho, o jingle oficial do movimento durante a Live Solidária do Boi de Maracanã. Quem lidera o batalhão é o cantador Ribinha de Maracanã, compositor e intérprete da toada promocional.

A Live, que será transmitida pelo canal Boi de Maracanã Oficial no YouTube (https://bit.ly/3hngoaH), acontece a partir de 19h, com participação de cerca de 25 pessoas, entre cantadores, percussionistas e personagens do auto do bumba-meu-boi trajados com a indumentária própria, além de equipe técnica, respeitando-se todos os protocolos de saúde e segurança sanitária.

Além do jingle do Mobiliza SLZ, que será conhecido em primeira mão, devem compor o line up da Live cerca de 40 toadas do repertório do Bumba meu boi de Maracanã (oriundo do bairro do Maracanã, zona rural de São Luís), pedidas por internautas e fãs da brincadeira, um dos grupos mais tradicionais dos festejos juninos do Maranhão.

Por meio de vídeo, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, participa da Live, ressaltando uma das mais belas tradições culturais do Maranhão, personificadas no bumba meu boi. “No dia de Santo Antônio, tradicional data da abertura dos festejos juninos no Maranhão, nada mais oportuno do que aliar este momento para celebrar a esperança de que logo possamos voltar a festejar as nossas tradições, lançando o jingle oficial do Mobiliza SLZ, durante uma live do Boi de Maracanã, uma de nossas mais caras tradições juninas. O Mobiliza, que colocará em evidência através de múltiplas conexões, o que de melhor o Maranhão tem – a nossa gente, nossas tradições culturais, economia criativa e turismo”, afirma o superintendente do Sebrae.

“Para o bumba boi de Maracanã, para os que fazem a cultura popular de nosso estado, é uma alegria estar unido ao Sebrae neste momento em que, juntos, todos estamos buscando caminhos para superar os momentos difíceis e resgatar a alegria da nossa gente, ainda que de um modo diferente este ano. O Mobiliza SLZ será uma grande oportunidade para isso”, complementa o cantador Ribinha de Maracanã.


Nos próximos dias, o Sebrae também apresentará o site oficial do Mobiliza SLZ, o mobilizaslz.sebraema.com.br  

Mobiliza São Luís acontece em novembro

Enfocando o tema “Conectar para Transformar”, o Mobiliza São Luís é um movimento liderado pelo Sebrae Maranhão que vai acontecer no mês de novembro, reunindo eventos, projetos e outras ações de valorização da cultura, turismo e economia criativa. Um movimento para a cidade e pela cidade de São Luís, com foco em três eixos: cultura, economia criativa e turismo.

Trata-se de um movimento de ocupação criativa e cultural da cidade, que durante nove dias vai colorir, fazer ecoar sons, espalhar sabores e colocar brilho nos olhos de quem mora e quem visita a capital do Maranhão, segundo destaca a curadora do evento e analista do Sebrae, Daniele Abreu.

Essas ação conjunta envolve parceiros, cuja ideia é que abracem e se empoderem desta iniciativa, e empreendedores criativos e de turismo, entidades empresariais, artistas e produtores de eventos locais, mobilizados de forma coletiva para gerar um movimento que impulsione o desenvolvimento social e econômico, oportunidades para pequenos negócios criativos, além de assinalar o resgate e potencializar o orgulho de ser e pertencer a São Luís.

De 14 a 22 de novembro, diversos cantos da Ilha de São Luís (Litorânea, Centro Histórico e Multicenter Negócios e Eventos) vão agregar eventos técnicos e culturais, shows, festivais de música, cinema, teatro, performances e intervenções artísticas, dentre outros. “Durante o período, uma série de eventos que já estavam programados para acontecer, vão compor a programação oficial do Mobiliza SLZ, em um movimento de integração e de conexões que, sem dúvida, terão um impacto muito positivo para a cidade de São Luís. Com a pandemia, estamos modificando o formato dos eventos, dentro dos padrões do ‘novo normal’ para que este seja um grande movimento da economia criativa local, sustentado pela capacidade de superação e reinvenção da nossa gente”, esclarece Danielle Abreu.

Já estão confirmados na programação as seguintes ações: Festival Maranhão Na Tela, Festival Br 135, Matsuri, Oficina Traços, Oficina Aquarela Cores Da Vila, Emaranhartes, CPD Moda Fashion, Show Lição de Moda, ações do segmento de Games, Feira de Desenhistas, Festival Gastronômico, Festival de Cervejas Artesanais e Food Truck, Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos – FINCC, e outras atividades.

São parceiros do Mobiliza SLZ até o momento, Associação Comercial do Maranhão (ACM), Criolina Produções, Cozinha Ancestral, Matsuri Produções, Rosi Aquarelas, Mil Ciclos, AMA Games, Sindbares, CPD Moda, Sobre o Tatame Amei - Associação Maranhense de Escritores Independentes, Waldeir Brito Produções, Abrasel/MA e Quadrante Brasil. A expectativa é que os parceiros não apenas contribuam para concretizar a iniciativa, mas se apropriem dela, potencializando o alcance e benefícios para a cidade como um todo e para os próprios parceiros.

“A maior crise sanitária, econômica e social da nossa história, ocasionada pela pandemia da Covid-19, atingiu significativamente o segmento de economia criativa, turismo e eventos. O Mobiliza SLZ oferece a oportunidade de uma retomada da cultura começando pelas ruas da cidade, de forma diferente, fruto de uma mobilização coletiva, afinal, nada é como antes, a não ser o valor e a beleza da nossa cultura”, complementa Danielle Abreu.

Informação: Agência Sebrae 

0 comentários:

Postar um comentário