terça-feira, 9 de junho de 2020

Em continuidade à série de diálogos sobre o planejamento para o retorno das aulas presenciais que o Governo do Maranhão vem mantendo com as diversas entidades educacionais – do estado e municípios -, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou reunião pública, nesta segunda-feira (8), via videoconferência, com gestores e representantes do Conselho Estadual de Educação, do Ministério Público do Maranhão, Secretarias de Estado da Saúde e Extraordinária de Articulação das Políticas Públicas, UNCME, UNDIME e Vigilância Sanitária do Estado.

Coordenada pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a reunião pública discutiu as ações que deverão compor os protocolos sanitários e pedagógicos que deverão ser adotados nos diversos ambientes escolares da educação básica pública.

“Nosso principal objetivo com essas reuniões é nós estabelecermos um planejamento para o retorno às aulas presenciais, independentemente de data. Nós que fazemos educação e contando com o apoio das entidades da saúde nos reunimos para estabelecer os protocolos pedagógicos e sanitários para que essa retoma aconteça com protocolos seguros visando, principalmente, a vida, a saúde e a segurança de todos”, Felipe Camarão.

Felipe pontuou ainda que essas reuniões já vêm acontecendo ao longo do mês e têm contemplado discussões com representantes de diversas entidades ligadas à educação e saúde para que todos possam contribuir na elaboração dessas diretrizes.

O secretário afirmou que esses protocolos serão elaborados de acordo com notas técnicas e sugestões a serem emitidos pelos Conselhos Regionais de: Medicina, Psicologia, Enfermagem e Assistência Social, Associação Médica do Maranhão, Sistema S e a Secretaria de Estado da Saúde. Além do Conselho Estadual de Educação e a União dos Conselhos Municipais de Educação, irão colher contribuições dos cursos de graduação e pós-graduação em educação das Universidades (UFMA e UEMA). 

“Nesse momento, o trabalho da Seduc é reunir esses coletivos, coletar todos esses apontamentos, trazer para a discussão de todos e no final fechar essas diretrizes de forma democrática. Daqui combinamos que o protocolo sanitário será editado, por meio de um decreto, pelo governador Flávio Dino, que vai valer para todos os entes, todos os sistemas, e o protocolo pedagógico será editado pelo Conselho Estadual de Educação e pela UNCME, que estão sempre presentes conosco”, disse Camarão. 

As contribuições iniciaram com as apresentações: do presidente da Undime-Maranhão, Marcony Wellytton, que expôs dados da pesquisa realizada pelo órgão de como encontra-se atualmente o acesso dos estudantes maranhenses às atividades não presenciais e devem ser utilizados para embasamento na possível implementação do ensino híbrido no estado; e do secretário de Estado Extraordinária de Articulação das Políticas Públicas (SEEPP), Marcos Pacheco, que juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde, coordena um comitê cientifico ao enfrentamento da Covid-19 no Maranhão.

Marcos Pacheco pontuou as medidas necessárias para o devido saneamento quando do retorno das aulas presenciais, entre eles: uso universal de máscaras, ambientes arejados, de preferência com ventilação natural, a importância do distanciamento dentro das salas de aulas, a higienização continua das mãos, com: água, sabão e papel toalha disponíveis em todas as escolas, cestos de lixo com acionamento por pedal, e principalmente, monitoramento e acompanhamento dos docentes e discentes, sobretudo com aqueles que apresentem sintomas gripais, alertando para a importância do trabalho integrado das escolas com os Postos de Saúde espalhados nos municípios maranhenses. 

“É necessária a criação de uma espécie de comissão de prevenção de agravos em todas as escolas do Maranhão. Um grupo da escola, com professores, gestores, pais, alunos e um profissional da área da saúde, que pode ser da Saúde da Família, que tem nos municípios. É importante essa criação pois é essa comissão que irá coordenar e monitorar todos os procedimentos e fluxos que estamos discutindo aqui. Está na hora de colocarmos a saúde para dialogar com a educação”, destacou ele.

As colaborações seguiram com os apontamentos da coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Direito à Educação (CAOp Educação) do Ministério Público do Maranhão, promotora Sandra Pontes, que apoiou a realização de momento como esses para a garantia do direito à educação conjuntamente o direito à saúde de todos das comunidades escolares. 

“É muito importante esse diálogo interdisciplinar, saúde, assistência social e educação notadamente nesse período de pandemia. E esse retorno precisa ser bem maturado e refletido, precisamos fazer aquele momento presencial de retorno a escola somente dos profissionais de educação, professores com um momento de acolhimento psicológico, uma acolhida da dor, pois muitos perderam pais e mães, familiares, amigos. Precisamos fazer esse momento de acolhida olhando no olho e fico feliz em ver o nível das discussões que temos travado nesses coletivos. A escola é um loco principal na promoção da educação e agora ela precisará se adaptar aos novos tempos”, disse a coordenadora. 

A correta oferta de alimentação e transporte escolar, a oferta de atividades remotas e o acesso a ferramentas e plataformas digitais também foram pontos levantados durante a reunião virtual.

“Nesse protocolo pedagógico precisamos pensar soluções para esses desafios que são grandes. Como será oferecida para aquela criança a alimentação escolar, uma vez que haverá o rodízio e deverá ter alimentação tanto para a que está na escola quanto para a que não está. O transporte escolar, para que seja pego da maneira segura. A baixa conectividade dos estudantes para a execução de atividades remotas. Tudo isso precisa estar muito bem amarrado”, apontou a integrante do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação do MPMA, promotora Érica Ellen Beckman.

“Iniciativas como essas são muito importantes, temos uma oportunidade enquanto estado construir um diálogo institucional o que mostra o nosso amadurecimento. Ouvi tudo o que foi pontuado aqui e fico muito otimista quanto aos números que esse grupo de trabalho pode alcançar. Alinhados a perspectivas que temos, estando muito atentos aos dados epidemiológicos, temos preocupação quanto essa oscilação quanto aos números da Covid no nosso estado, mas diminuímos esse peso quando aproximamos os diversos atores através desses diálogos”, concluiu Hesaú Rômulo, Assessor Especial da Secretaria de Estado da Saúde.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário