sexta-feira, 5 de junho de 2020

Atentas as dificuldades pelas quais as redes escolares de todo o estado têm passado nesse período de pandemia e isolamento social, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) juntamente com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) promoveram, nesta sexta-feira (5), o webinar “Desafios das Secretarias de Educação e a oferta de atividades educacionais não presenciais”.

O debate virtual contou a com mediação do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e as exposições do presidente da Undime-Nacional, Prof. Luiz Miguel Martins Garcia, e da Undime-Maranhão, Prof. Marcony Wellython Oliveira Pinheiro.

O secretário Felipe Camarão iniciou o encontro virtual destacando o que tem sido feito pela educação nesse período de pandemia e o que está sendo pensando também já para a educação no ‘pós-pandemia’, chamando atenção para as ações que estão sendo feitas de forma articulada com as Secretarias Municipais de Educação de todo o Maranhão. 

“Transmitir aprendizagem para os estudantes das redes municipais, nessa faixa etária, por natureza é algo muito difícil. Então é, antes de qualquer coisa, muito importante enaltecer e agradecer a todos os educadores, secretários e secretárias das redes municipais que estão realizando um grande trabalho nesse momento, não apenas no Maranhão, mas em todo Brasil”, disse Felipe Camarão.

Em sua explanação inicial Marcony Wellython apresentou uma pesquisa realizada pela Undime em todo o Brasil que mostra dados de acesso dos estudantes às atividades não presenciais e como as secretarias municipais estão se adequando para que as ações desenvolvidas pelos governos estaduais cheguem, lá na ponta, aos estudantes nesse momento de enfrentamento da pandemia.

“Logo na primeira semana de maio nós da Undime, em parceria com o Consed e a Fundação Itaú, fizemos uma pesquisa que nos mostrou quais são os grandes desafios das Secretarias de Educação frente à oferta das atividades educacionais não presenciais, como estariam nossos municípios, tendo como objetivo coletar esses dados e assim mapear nossas realidades”, disse Marcony.

Segundo o presidente da Undime-Maranhão, a pesquisa tratava-se de um questionário que versava sobre os mais diversos temas relacionados a esse momento de reajuste das atividades, entre eles: como estavam sendo adotadas as determinações do Governo em relação à pandemia, quais as estratégias de aprendizagem remota adotadas pelo município, qual o planejamento para o monitoramento dessas atividades, os principais desafios de implementação do ensino remoto, entre outros.

“Em nível de Brasil foram alcançados 3.978 municípios, o que corresponde a 70% do total de municípios brasileiros e foram atingidos 14 milhões de estudantes das redes municipais. No Maranhão, conseguimos alcançar com essa pesquisa 100% dos municípios e isso para nós foi muito satisfatório porque pudemos visualizar como estava nosso estado no momento em que as atividades não presenciais foram implantadas”, explicou Marcony.

Ao término da sua explanação o presidente da Undime-Maranhão agradeceu aos participantes por esse momento importante de debate e reiterou o compromisso da Undime em continuar a força-tarefa para que a educação pública de qualidade alcance todos os cantos do estado. 

“Agradeço a todos que participaram virtualmente conosco e quero dizer que estamos participando desse encontro de forma muito prazerosa. Essa é mais uma parceria nesse enorme desafio que nós temos tido nos últimos dias, que muito tem nos constrangido e nos pegou de surpresa. Mas a educação não pode perder tempo, não pode parar, e por isso estamos nos reinventando, e dentro do que estamos fazendo, procurando fazer o melhor”, afirmou o presidente Marcony. 

Já o presidente da Undime-Nacional, Luiz Miguel, chamou atenção para se trazer à tona discussões como essa para expor e buscar soluções aos desafios enfrentados por secretarias municipais de educação de todo o país, uma vez que a Educação Infantil e o Ensino Fundamental são importantíssimos para a base educacional de todo estudante.

“Quando falamos de educação básica, falamos do princípio de todo o processo e nós, enquanto executores de redes, temos um desafio imenso. Os municípios têm um desafio ainda maior que é o de ser a ‘porta de entrada’ dos alunos na vida escolar. Se ele não tiver uma educação infantil que seja capaz de estender seus horizontes e transformar soluções em projetos, em realidade, certamente terá dificuldades no restante de sua vida escolar e acadêmica”, falou Luiz Miguel.

“Nesse momento precisamos fazer o círculo escolar girar da melhor forma, mas temos que ser responsáveis e conduzirmos as redes de forma a preservar a saúde e a vida das pessoas”, reforçou o presidente da Undime-Nacional.

O webinar contou com audiência de milhares de educadores de todo o estado, e algumas cidades brasileiras, atingindo picos de mais de mil visualizações. “Parabéns a equipe pela excelente live”, disse a internauta Elineuda Silva Castro.

Felipe Camarão finalizou o webinar destacando que “na ausência de uma liderança do Ministério da Educação, atualmente, no Brasil, momentos de interação como esse tem ganhado cada vez mais espaço. A integração entre os secretários e secretárias estaduais de educação, entre os secretários e secretárias municipais de educação e entre a Undime e o Consed, tem nos ajudado muito. Nós temos aprendido muito e isso tem feito nós exercermos cada vez mais um protagonismo muito grande nas soluções que temos adotado frente ao enfrentamento dessas dificuldades pelas quais o mundo está passando”.

Informação: MA.gov 

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