terça-feira, 16 de junho de 2020
 Antonio Bacelar, diretor da Via Mundo


Agências de Turismo, meios de hospedagem, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos; acampamentos turísticos; restaurantes, cafeterias, bares e similares; parques temáticos aquáticos; locadoras de veículos para turistas, guias de Turismo, entre outros se organizam para a retomada das atividades atendendo a todos os protocolos sanitários recomendados pelo Ministério do Turismo e legitimado pelo selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, junto ao Governo Federal. 

“Organizamos os documentos e estamos atentos aos procedimentos para obtenção do selo, que com certeza ajudará as pessoas a tomarem decisão em relação ao fechamento dos cursos de intercâmbio e viagens”, enfatizou Antônio Bacelar Júnior, diretor da Via Mundo.  O selo é uma garantia concedida pelo Ministério do Turismo de comprometimento por parte dos estabelecimentos turísticos que assegurarem o cumprimento de, por exemplo, requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19. É mais uma preocupação da equipe  na garantia da segurança e bem estar de todas as partes interessadas e envolvidas no dia a da instituição que atua na organização de viagens e cursos de intercâmbio no exterior”, enfatizou. 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que 727,8 mil postos de trabalho serão perdidos no setor turístico brasileiro por causa do impacto da pandemia do novo coronavírus. A entidade também calcula em R$ 87,79 bilhões os prejuízos no espaço de 3 meses.

Recentemente o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo,  lançou o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”. A criação do selo de boas práticas em questões associadas à biossegurança é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo MTur a fim de minimizar os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades. O selo estará vinculado ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

 No Maranhão, o setor avalia como um incentivo essas práticas para recuperar esses meses sem nenhuma movimentação. Bacelar ressalta também que reuniões têm acontecido junto ao trade organizada pela Agência Brasileira de Agências de Viagens no Maranhão (ABAV/MA), junto a Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil (Belta), da qual ele é coordenador Norte/Nordeste, e a agência integra a campanha #SuperaTurismoBrasil do Governo Federal. Todos em prol da retomada das atividades turísticas de maneira segura e voltadas a atender um novo perfil que surgirá após a pandemia. “Um turista mais interessado e preocupado com a adoção de medidas sanitárias e de higiene”, enfatizou.

Fonte: Yndara Vasquez 

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