terça-feira, 16 de junho de 2020

IMPERATRIZ – Teve início na segunda-feira, 15, o XIV Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (Simcom). Promovido pelo corpo docente e discente do curso de Comunicação Social – Jornalismo do Câmpus de Imperatriz, este ano o simpósio tem como tema “Comunicação, ensino e pandemia: enfrentando os desafios e construindo perspectivas”. O evento ocorre de maneira on-line e é gratuito ao público.

O primeiro dia contou com mais de 100 espectadores assistindo ao vivo e, até o momento, o vídeo da transmissão já tem mais de 500 visualizações no Youtube. O evento recebeu mais de 400 inscrições e a programação segue até o dia 10 de julho, com mais de 30 atividades entre mesas, palestras e minicursos.

A abertura do Simpósio contou com a participação do reitor Natalino Salgado. Logo em seguida, houve a participação do presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga, e do Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Marcelo Träsel. Os convidados debateram sobre os ataques a imprensa neste período de pandemia e a importância desses profissionais na cobertura do atual momento.

O reitor ressaltou o fortalecimento dos câmpus do interior defendida pela atual gestão. "Nessa missão institucional de promover o desenvolvimento da nossa universidade, meu desejo é que esse crescimento seja homogêneo, que não seja apenas na capital, mas que também possa consolidar em todo continente. Já aprovamos que todos os nossos campi do continente se transformem em centros e que sejam realizadas eleições para que os diretores seja eleitos pela a comunidade, é isso que a gente precisa fazer na gestão para cada vez mais descentralizar as nossas ações e fortalecer o conjunto da nossa universidade”, declarou, na ocasião.

Ele também elogiou a iniciativa do evento. “Este evento do curso de Comunicação vem para ajudar neste momento de pandemia,  Aproveitando as novas tecnologias para se reinventar, dando oportunidade aos nossos profissionais e aos alunos de se atualizarem de alguma maneira e servindo de crédito para ajudar na formação acadêmica”, frisou.


A coordenadora do evento e professora do curso de Jornalismo, Camilla Tavares, ressalta que o debate foi bastante pertinente ao cenário atual. “Eu achei que foi muito proveitoso e interessante. Tivemos a participação efetiva do público e as discussões apresentadas na primeira mesa foram bastante pertinentes e elogiadas por quem acompanhou”, comenta.

A estudante Danielle Carolina, do oitavo período do curso, conta como foi participar da abertura do Simcom. “O evento acontecer este ano de forma on-line mostra o quanto ele é importante para a nossa região. A mesa de abertura foi incrível, foram discussões muito relevantes para os dias em que estamos vivendo”, destaca.

Para a aluna do sexto período, Layana Barbosa, a iniciativa de continuar realizando o simpósio mesmo em tempos de pandemia é muito esperançoso para os alunos. “Percebemos que o aprendizado pode continuar. Abertura do simpósio foi bacana por trazer um tema que tem que ser discutido, principalmente agora, em que muitos profissionais atuantes sofrem com os ataques, seja pela internet, seja na rua”, opina.

A segunda parte do evento contou com uma live que tinha representantes das empresas parceiras do Simpósio de Comunicação, que patrocina o evento todos os anos – Canal Grupo, Equatorial Energia e Suzano Papel e Celulose. Confira mais informações sobre a programação no site www.simcom.ufma.br.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário