quinta-feira, 30 de julho de 2020

SÃO LUÍS - O Observatório Cultural do Maranhão, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural e o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (PGCult) promoverão, a partir das 9h do dia 11 de agosto, o I Seminário Nacional de Políticas Culturais do PGCult-UFMA, evento virtual aberto à toda comunidade acadêmica, aos profissionais do campo da cultura e à sociedade em geral.

A iniciativa surgiu das demandas da sociedade civil organizada para que a UFMA promovesse ações com o foco nas políticas culturais no Maranhão, visando fortalecer as manifestações culturais em suas mais diferentes escalas e unir o público acadêmico, os gestores culturais, os mantenedores da cultura e o público em torno de temas essenciais, como os mecanismos de fomento, a profissionalização da cultura, medidas protetivas e de salvaguarda, inventários culturais, dentre outros.

Além disso, o Seminário objetiva oportunizar ao público participante, especialmente ao acadêmico, o diálogo para além do ambiente de sala de aula, a partir de discussões com amplos setores da cultura e profissionais com vasta experiência na área. O evento traz na programação a participação de estudiosos reconhecidos no campo das políticas culturais no Brasil, visando oferecer subsídios para compreender a trajetória deste tema.

A participação é gratuita e com certificação para quem realizar a inscrição no SIGEventos da UFMA, mediante a participação mínima de 75%.  Os inscritos receberão o link para participação pela plataforma Google Meets diretamente no e-mail de inscrição, 24 horas antes do início do evento, além de material didático de apoio fornecido pelos conferencistas.

O público ouvinte que optar por não realizar a inscrição ou que fique impossibilitado de fazê-la por fechamento das vagas, poderá acompanhar pelo Youtube.

Programação

11 de agosto 2020

9h

Ocupações de espaços públicos e políticas culturais: possibilidades de organização e ação coletiva para efetivação de políticas públicas

Donny dos Santos - Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão.


11h

Artista/Gestor

Marcio Meirelles - presidente da Sociedade Teatro dos Novos, retoma as atividades artísticas da Cia Teatro dos Novos. Em 2019 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e a Comenda 2 de Julho, pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Já encenou mais de 100 peças de teatro.


14h

Panorama das Políticas de Fomento do Brasil e Dilemas Atuais

Carlos Paiva - Mestre em administração pública (HKS) e cultura e sociedade (UFBA) e pesquisador do OBEC-BA (Observatório de Economia Criativa do Estado da Bahia).


16h

Gestão e Políticas Culturais em Tempos Sombrios

Albino Rubim - Pesquisador do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura).

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário