quinta-feira, 2 de julho de 2020

O Prêmio Gestão Escolar 2020 estará com inscrições abertas até o dia 15 de agosto. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e outras instituições parceiras. O Prêmio tem o intuito de reconhecer e valorizar as escolas que estão se empenhando na solução dos desafios impostos pelo afastamento social de forma criativa, inovadora e comprometida com a continuidade da aprendizagem dos alunos e do apoio aos professores e colaboradores.

A iniciativa também visa à valorização do trabalho colaborativo das equipes escolares nos Estados e municípios, reconhecendo a união de esforços para o enfrentamento dos desafios encontrados. Poderão se inscrever gestores e professores de escolas regulares de educação básica pública de qualquer etapa da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

As inscrições serão feitas exclusivamente por meio do endereço eletrônico e para participar do Prêmio, a equipe escolar composta por um gestor (geral ou adjunto), um coordenador e quatro professores de preferência um por área, quando for o caso, deverá preencher o cadastro da escola no site: www.premiogestaoescolar.com.br e enviar seus relatos de experiências. No site de inscrição, também está disponível o regulamento com cronograma e prazos previstos para cada etapa, bem como modelo de relato de experiência a ser elaborado.

O processo de seleção das escolas inscritas se dará em três etapas, a 1ª Estadual, 2ª Regional e a 3ª Nacional. Serão considerados para análise, em cada etapa, os relatos de experiência das escolas. A etapa estadual será realizada pelo Comitê Estadual, que é coordenado por representantes da Secretária de Educação do Estado, com o apoio de um representante da seccional da Undime e do coordenador do Prêmio no Estado.

Haverá certificação para a Escola Referência Estadual, Referência Regional e Referência Nacional do Prêmio Gestão Escolar 2020 e também certificado de participação do Prêmio para todas as escolas inscritas. Além dos certificados, a edição deste ano ofertará vagas em curso de especialização a distância na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e ainda premiação em dinheiro.

Cronograma de ações do PGE

• 15/06 a 15/08/2020 – Período de inscrições, exclusivamente online;

• 01/09 a 30/09/2020 – Avaliação das inscrições pelos Comitês Estaduais e seleção das 81 escolas indicadas pelos Estados e Distrito Federal;

• 01/10 a 15/10/2020 – Avaliação do Comitê Nacional e seleção das 27 escolas Referência Estadual;

• 15/10 a 30/10/2020 – Avaliação do Comitê Nacional e seleção das 5 escolas finalistas da Etapa Regional;

• 30/10/2020 – Divulgação das 5 escolas finalistas;

• 01/11 a 20/11/2020 – Visita Técnica às 5 escolas finalistas, validação,  produção de relatórios técnicos e votação pela Coordenação Nacional do PGE;

• 10/12/2020 – Realização da Cerimônia de Premiação com anúncio da escola “Referência Brasil”.

Informação: MA.gov  

0 comentários:

Postar um comentário