quinta-feira, 16 de julho de 2020
Esta foi mais uma palestra que integra o projeto Ciclo de Debates sobre Turismo e Desenvolvimento Socioeconômico Pós-pandemia, iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo voltada para o fomento do setor na capital


Hábitos de higiene e segurança: estas foram as palavras de ordem de mais uma edição do Ciclo de Debates sobre Turismo e Desenvolvimento Socioeconômico Pós-pandemia que vem sendo realizado pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Esta é uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior voltada para o fomento do setor. Com o tema “Atendimento turístico e protocolos sanitários para motoristas de aplicativos e taxistas”, o evento, que ocorreu na quarta-feira (15), contou a presença de fiscais da Vigilância Sanitária e de profissionais do turismo. O projeto é realizado toda quarta-feira, às 14h30, on-line (via Zoom). 

O evento foi aberto pela secretária Municipal de Turismo, Socorro Araújo, que ressaltou a importância do evento para o trade turístico de São Luís. “Buscamos temas importantes para os profissionais do turismo se capacitarem e estarem atualizados com a demanda. Com reabertura gradual da cidade para receber turistas, é necessário estar preparado, com conhecimento local e protocolos sanitários para atuação em cada área”, explicou. 

Em seguida, Édipo Pinto, MBA em Gestão de Pessoas pelo Instituto Graduarte e bacharel em Administração e Hotelaria pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conversou com o público sobre a importância de atender bem às demandas, desde ter informações precisas sobre os pontos turísticos, até a educação e o tratar bem.

Já Selma Camargo, fiscal da Vigilância Sanitária, apontou medidas que devem ser adotadas por todos. Entre as principais recomendações está o uso de álcool em gel e a disponibilização deste nos veículos para uso pelos clientes. O uso constante de máscara bem como a forma correta de manuseá-la - evitar tocar os olhos, nariz e boca - também foram apontadas como medidas importantes pela especialista. 

A proposta desta ação é capacitar o trade turístico e profissionais diretamente ligados ao turismo, setor que tem sido penalizado com a pandemia de Covid-19 já que uma das principais recomendações para conter o avanço da doença é o distanciamento social e evitar aglomerações de pessoas.

Devido à necessidade de isolamento social, os debates seguem sendo realizados on-line para não aglomerar o público e, ainda assim, poder contribuir para o setor em São Luís. Os temas são anunciados com antecedência via site e redes sociais da Prefeitura de São Luís, assim como o link para a participação nos debates, que ocorre sempre às 14h30 de quarta-feira.

TURISMO NA INTERNET

Também fazem parte das ações de promoção da cidade realizadas pela Prefeitura de São Luís o site www.turismosaoluis.com onde podem ser acessadas diversas informações sobre a capital como a história da cidade, aspectos da paisagem natural, culinária e cultural, informações sobre o Centro Histórico, formas de chegar à cidade, os principais pontos turísticos, prestadores de serviços do setor, os programas culturais realizados pela Setur entre outras.

Os perfis nas redes sociais também estão sendo fortalecidos como um canal importante para divulgação e promoção da cidade como destino turístico. Nas redes sociais, os seguidores podem acompanhar fotos e vídeos sobre São Luís, tornando a cidade ainda mais procurada para viagens. Para acessar basta buscar Turismo São Luís, no Facebook, @turismo.saoluis, no Instagram, e @turismosaoluis, no Twitter.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário