quarta-feira, 22 de julho de 2020
O foco é consertar equipamentos para atender pessoas com COVID-19, no interior do Estado


SÃO LUÍS – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MA), entidade do Sistema FIEMA, entregou, na manhã desta quarta (22/07), mais dois respiradores mecânicos totalmente recondicionados e prontos para uso, provenientes da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias.

A entrega foi feita pelo gerente do SENAI - CEPT Raimundo Franco Teixeira, Sebastião Chagas Júnior, ao prefeito de Caxias, Fábio Gentil que agradeceu o apoio do SENAI com essa iniciativa.

“O SENAI mostra através do seu desempenho e da boa vontade esse trabalho que é imensurável, salvar vidas isso não tem preço e tudo que pudermos fazer iremos fazer. O SENAI com essa parceria contribui não só com Caxias, mas com todos os municípios da região que chegam a 40 municípios. Nós hoje temos 32 leitos de UTI em Caxias e esses respiradores com certeza irão contribuir na nossa Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que é a unidade de referência na região dos Cocais, a continuar salvando vidas. Nós só temos a agradecer a dedicação do SENAI na reconstrução desse momento de pandemia por qual vive o mundo. Em nome da Prefeitura de Caxias o nosso muito obrigado!”.


A iniciativa integra o projeto nacional do SENAI “+ Manutenção de Respiradores”, uma rede voluntária em todo o Brasil para realizar a manutenção de respiradores mecânicos que estão sem uso, a fim de ajudar no tratamento de pacientes com COVID-19.

Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da COVID-19, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença. A estimativa é que cada ventilador recuperado possa atender até dez pessoas.

Os equipamentos, no total de 16, passam por uma análise técnica e posterior recondicionamento, mediante viabilidade técnica. Do total, quatro já foram entregues e os demais equipamentos aguardam a reposição de peças.

No Maranhão, a ação conta com a parceria do Sistema FIEMA e das empresas Alumar, Cimento Bravo, Montisol Construção e da MSI Hospitalar - que está fazendo a calibração e certificação necessária para a liberação à rede de saúde municipal.


O Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI CEPT - Raimundo Franco Teixeira, localizado em São Luís, montou um laboratório exclusivo de manutenção para atender essa demanda.

“Essa é uma grande iniciativa do Sistema Indústria no Maranhão, por meio da FIEMA e do SENAI. Nós estamos prontos para atender essa demanda que é importante para as cidades do interior ainda mais agora que aconteceu a interiorização da pandemia”, destacou o gerente do SENAI Raimundo Franco Teixeira, Sebastião Júnior.

As prefeituras que tiverem respiradores precisando de reparos podem entrar em contato com o SENAI por meio do e-mail: sebastiaochagas@fiema.org.br ou pelo telefone: (98) 991493581, falar com Sebastião Júnior.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário