quarta-feira, 8 de julho de 2020

O ‘Para Não Surtar’ debateu, nesta quarta-feira (8), a temática da mobilidade urbana em um bate-papo bem afinado sobretudo em relação a acesso aos espaços, serviços e direitos. Levando em consideração as novas rotinas estabelecidas por conta do novo coronavírus. A série ‘Para Não Surtar’ é realizada pela Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv).

Sem perder o objetivo de interagir com a juventude, a live desta semana retrata como tem sido os novos ajustes durante a pandemia, como realizar trajetos seguros para os jovens e adultos que não podem estar em isolamento social na fase desse chamado novo normal.

Mediada por Jaana Pinheiro, assessora de Programas e Projetos da Seejuv, a live recebeu como convidada Brenda Fernandes, arquiteta e urbanista, mestre em Engenharia Civil – Transporte pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e articuladora da Campanha Bicicletas Para o Futuro Possíveis em São Luís.

Considerando os impactos causados pela Covid-19, estar seguro mesmo em deslocamento de um lugar para o outro é uma forma de amenizar os tais impactos, já que seguir um padrão que possa garantir a subsistência é adaptar-se ao novo momento. 

A convidada Brenda Fernandes ressaltou que a pandemia causada pelo novo coronavírus nos levou a refletir como estão sendo utilizados os espaços urbanos e como as pessoas estão se locomovendo nas cidades. 

“As bicicletas e caminhadas estão se popularizando no Brasil com o intuito de manter o distanciamento social por serem um meio de transporte individual, e também são mais democráticas e acessíveis, ou seja, podem ser acessadas por uma parte da população que tem menos por aquisitivo”, afirmou.

A série de lives ‘Para Não Surtar’ acontece toda quarta-feira, às 17h, pelo instagram @seejuv_ma. O tema da próxima quarta-feira (15) será Juventude com Ciência e Tecnologia.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário