segunda-feira, 10 de agosto de 2020
“Sou um pré-candidato da terra, e para quem coloca Deus e o povo no comando nada é impossível”, dispara durante entrevista à Rádio Guará


Em entrevista concedida ao programa Hora Extra, na rádio web Guará, no último sábado, 08, véspera do Dia dos Pais, o pré-candidato à Prefeito de São José de Ribamar (MA), Beto das Vilas conversou com o jornalista Walkir Marinho sobre as ideias e conjuntura política com vistas às eleições municipais 2020.

“Hoje me sinto preparado para assumir esse novo desafio político. Recebemos o incentivo das lideranças comunitárias, dos vereadores e toda população para lançarmos esta pré-candidatura. Coloco-me à disposição do povo. Tenho doze anos de atuação no legislativo, sem nenhuma conta reprovada. Isso já é uma prova que trabalhamos correto e estamos no caminho certo”, destacou.

Atualmente, Beto das Vilas é o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, mandato que exerce por seis vezes consecutivas. E é o representante do legislativo com o maior número de votos das últimas eleições. Ele construiu sua trajetória política com forte atuação, empenho e trabalho, que pode ser observado dado o número de projetos, indicações e requerimentos para benefícios nas áreas dos parques, vilas, zona rural e sede de São José de Ribamar, embora que a gestão da Prefeitura não esteja atendendo todas essas demandas. As ações de Beto também estão voltadas para a fiscalização das contas do município.

“O município está sem uma obra pública, mas temos fiscalizado as empresas, as licitações, estamos atentos a tudo o que está acontecendo no município e cumprindo nosso papel”, destacou. E foi enfático ao disparar que não existe necessidade para tanta terceirização: “Um bom gestor que quer economizar para o município, não tem que alugar carro para secretário; cada um tem que usar seu transporte próprio, recebe um bom salário pra isso. Pode-se até alugar carros, mas poucos, para serviços essenciais como a Saúde”.

O repórter Walkir Marinho comentou sobre a influência de São José de Ribamar em termos de importância geográfica, econômica e política para o Estado do Maranhão. E Beto apontou que a principal necessidade hoje do município é a sua infraestrutura. Uma ouvinte, moradora do Araçagi, questionou o pré-candidato sobre a questão da cobrança do IPTU, na opinião de Beto das Vilas, o valor cobrado aos moradores dessa região, onde há o maior número de arrecadação, é injusto, pois não existe uma contrapartida. E disse: “Não é porque o Araçagi está se tornando uma área nobre que merece ser explorado com essa cobrança tão alta. Lá não existe uma praça, um centro social, uma unidade básica de saúde, existe só a UPA mas não é administrada pelo município”. Ele aproveitou para falar também sobre a situação das Vilas e Parques: “Vamos analisar a situação. Nós temos uma grande luta nessas áreas por saber que o cidadão tem o direito de viver numa local limpo, organizado e digno. A região dos parques está abandonada, desde as avenidas, como a Av. General Arthur Carvalho, falta manutenção”.

Beto contou sobre sua força de vontade de trabalhar por São José de Ribamar: “Eu sei que não é fácil conseguir fazer tudo em quatro anos, mas dá pra fazer muito. Primeiramente temos que economizar o dinheiro público e buscar apoio e parcerias no Governo do Estado e também através de emendas parlamentares em Brasília”, fala entre suas ideias para buscar desenvolvimento. Foi enfático ainda em relação ao investimento no Turismo como grande fator para geração e renda: “Sou pré-candidato da terra, tenho 54 anos, cresci e vivo em São José de Ribamar, conheço nossa cidade, sei das necessidades em todas as áreas cultura, esporte...além dos setores essenciais como saúde, educação, saneamento básico e infraestrutura. O turista chega na cidade, contempla uma paisagem bonita, mas volta para São Luís; precisamos investir para que ele permaneça na cidade. Pra isso, poderemos oferecer condições ao pequeno e médio empresário; padronizar bares e restaurantes, preparar toda a cidade para receber bem o turista. São José de Ribamar cresceu muito; o turismo religioso é um ponto alto para se trabalhar. Estivemos com toda nossa equipe de trabalho, recentemente, ali no ‘bolo’ onde fica a imagem do padroeiro do Maranhão. O local está totalmente abandonado. O posto policial foi desativado, ao nosso ver parece que a cidade não existe administração”, disse.

Beto disse ainda: “Um bom prefeito tem que estar nas ruas, não é em gabinete”.

Entre suas ideais também estão melhores condições para as praias. Beto citou todas, do Meio, Panaquatira, Caúra, do Banho, da Moça, Unicamp, Boa Viagem, Guarapiranga sugerindo rotas alternativas para passeio, inclusive, por via marítima. “Estivemos em Jararaí, uma praia muito bonita e agradável, mas o acesso está muito ruim, só entra em veículo 4x4”.

Walkir interrogou o pré-candidato sobre saneamento básico, onde ele começou a discorrer sobre suas memórias da infância tomando banho nos rios São João, Maiobinha e Paciência, hoje locais totalmente tomados pela poluição. “Existe uma empresa que ganhou uma licitação para cuidar da água e esgoto, mas até agora não houve melhora e a prestação do serviço é caro. Temos que colocar a empresa no lugar dela, tem que funcionar”, diz.

A entrevista também foi transmitida, em formato de live, através do perfil @betodasvilasoficial, o que garantiu bastante interatividade com os seus seguidores. Ao final, depois de falar uma mensagem especial aos pais, contou: “Deus me levantou do pó. Desde cedo comecei a trabalhar, eu limpava sítio, fazia carvão, tirava sururu, cuidava de horta, vendia suquinho; aos treze anos iniciei meu ofício de borracheiro, depois me tornei microempresário no ramo de borracharia. Terminei meus estudos, no ensino médio; não fiz faculdade porque eu tive que optar para ganhar o sustento da minha família. São José de Ribamar precisa de um gestor pé no chão e para isso eu estou preparado”.

Beto das Vilas é pré-candidato a Prefeito de São José de Ribamar pelo PRB – Partido Republicano Brasileiro. Tem o apoio integral dos partidos PSD, PV, PTC, PSB, Cidadania e PSC, já confirmados. Sobretudo, avança consideravelmente consolidando seu nome por vontade popular.

Informação: Vanessa Serra 

0 comentários:

Postar um comentário