domingo, 23 de agosto de 2020

O Governo do Maranhão beneficiou 1.315 famílias de comunidades tradicionais com recibos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nos últimos dias 20 e 21.

As entregas dos recibos, promovidas por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, AGERP e Iterma), aconteceram nas cidades de Lima Campos, Penalva, Matinha e São Vicente Férrer.

Em Lima Campos, a entrega foi realizada no povoado Bom Jesus, beneficiando 740 famílias no total, que incluem, também, as comunidades de São Domingos, Morada Nova e Santo Antônio das Sardinhas na lista de contemplados. 

Na região da Baixada, a entrega dos nove recibos coletivos foi efetivada em Viana, no povoado Capoeira. Os municípios favorecidos foram Penalva, Matinha e São Vicente Férrer, com 575 famílias quilombolas beneficiadas.

Na ocasião, também foram entregues Kits de irrigação aos agricultores familiares de Viana, e uma motocicleta para o escritório regional da AGERP.

“O Sistema SAF, com o apoio do nosso governador Flávio Dino, e as entidades parceiras vem trabalhando para a plena realização do CAR, tido como primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades, beneficiando dessa forma não só a gestão ambiental, como garantindo aos homens e mulheres do campo a possibilidade de produzir, comercializar, gerar emprego e renda, principalmente nesse momento em que vivemos”, disse o secretário da SAF, Júlio César Mendonça.

“O CAR é também um importante instrumento para enfrentar as desigualdades sociais”, acrescentou. 

Paulo Câmara, representante da comunidade quilombola Bom Jesus, localizada no território Sesmaria do Jardim, em Matinha, destacou a importância do CAR para a região. “É gratificante para as comunidades quilombolas contarem esse excelente auxílio, que vai garantir que nossos imóveis cresçam economicamente, preservando o meio ambiente e abrindo novas possibilidades para todo o território”.

O Cadastro


O CAR é o registro do domicílio rural que garante o acesso do agricultor e agricultora familiar às políticas públicas, assim como o crédito. No Maranhão, o programa é executado pela SAF, com o apoio dos Escritórios Regionais da AGERP. 

Desde dezembro de 2019 o Governo do Estado deu início ao CAR em todo o estado, por meio do projeto Mais Sustentabilidade no Campo, e conta com investimentos de R$ 41 milhões do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apoiado pelo Fundo Amazônia.

Serão realizados 182.500 cadastros nos 217 municípios para agricultores familiares individuais e territórios coletivos, como as comunidades quilombolas, quebradeiras de coco, extrativistas, pescadores e assentamentos estaduais.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário