sexta-feira, 21 de agosto de 2020

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recurso Naturais (SEMA) lançou nesta quinta-feira (20), no município de Mirador, a campanha Maranhão Sem Queimadas. O programa, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), é mais uma ação do Governo do Maranhão que objetiva o combate, a prevenção de queimadas e dos focos de fogo por todo o Estado.

A baixa umidade do ar, o clima seco e o período de estiagem são fortes fatores para o aumento das queimadas nas regiões mais áridas, além disso, queimadas ilegais e incêndios florestais são registrados com maior incidência nesse período do ano, ocasionando transtornos e prejuízos para toda a população. E, durante a pandemia do novo Coronavírus, esses transtornos podem ser agravados consideravelmente. Pensando nisso, o Governo do Maranhão lançou a campanha Maranhão sem Queimadas que é um forte instrumento na política ambiental e da saúde do povo maranhense.


De acordo com o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, agir em conjunto com os órgãos que compreendem o governo do estado foi fundamental para realização do lançamento da campanha na cidade de Mirador, uma vez que esta é a porta de entrada para o Parque Estadual. Para ele, “a campanha visa, acima de tudo, resguardar as florestas e tentar extirpar, de todo modo, as queimadas que afetam não só a sociedade, mas o meio ambiente como um todo”, afirmou. 

Ainda segundo Diego, antes do lançamento da campanha, foi essencial a cooperação técnica entre a SEMA, CBMMA e a Defesa Civil, como forma de prevenção, a elaboração da sala de situação para coordenar a campanha Maranhão sem Queimadas, que conta ainda com apoio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e Agência de Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP). Segundo Diego, “a sala de comando funciona como uma central de monitoramento para identificar os focos de queimada e incêndio no estado do Maranhão. E, como a região do cerrado, onde está localizado que o Parque Estadual do Mirador, é a região que nesse período começam o grandes focos nós estamos voltados a atenção para essa região. Obviamente, que o estado Maranhão está sendo completamente monitorado”, concluiu.


Durante o lançamento, o Corpo de Bombeiros apresentou os equipamentos utilizados na prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais e as técnicas empregadas. Já o Batalhão de Polícia Ambiental aproveitou o momento para explicar sobre a atuação, em conjunto, no Parque.

De acordo com o Tenente Holanda, chefe da equipe de missão em Mirador, o BPA vem atuando no combate aos ilícitos ambientais dentro do Parque e no entorno. Segundo ele, o BPA está “fiscalizando todo o Parque e dando apoio aos postos de fiscalização que a SEMA mantém em toda área do Parque. Já fiscalizamos algumas queimadas, já foram apreendidas algumas armas, que seriam usadas para caças. Além disso, estamos fazendo autuações daqueles que estão cometendo crimes ambientais como caça ilegal, desmatamento e queimadas”, pontuou.


O Programa Maranhão sem Queimadas é um esforço em conjunto entre a SEMA, o CBMMA e o BPA e conta com o apoio das Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA);  Secretaria de Agricultura Familiar (SAF); das Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP); Instituto de Colonização de Terras (ITERMA); Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED); Defesa Civil e das prefeituras municipais.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário