terça-feira, 25 de agosto de 2020


SÃO LUÍS – O projeto de extensão “Comunidades Ativas” do grupo de pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio”, vinculado ao curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão lança seu terceiro e-book de forma on-line. Esta edição traz a histórias de escritores consolidados e atuais da literatura maranhense, além de abordar a alcunha que a cidade de São Luís recebeu de “Atenas Brasileira”. Confira a entrevista que Saulo Ribeiro dos Santos, coordenador do projeto e da obra e professor do Departamento de Turismo e Hotelaria (Detuh) da UFMA, concedeu à Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) para falar sobre a construção e lançamento do e-book.

DCom - Como surgir a ideia de produzir o e-book?

Saulo Ribeiro - Em decorrência da pandemia, ficamos analisando e pensando como poderíamos fazer para que o projeto continuasse com suas atividades. Lendo e buscando novas metodologias e formas de trabalho em sala de aula, identifiquei a oportunidade de construir um e-book. Na verdade, foi feito um trabalho em conjunto com os bolsistas do grupo de pesquisa, eles foram responsáveis pelos processos de construção, elaboração, diagramação e design. Os alunos fizeram vários cursos na área de tecnologia educacional e metodologias ativas para ter conhecimento e domínio na elaboração desse material, totalmente digital, que pudesse não ser mais disponibilizado para um público restrito, de forma física, mas sim de forma on-line, para que pudesse ter um alcance maior à toda comunidade.

Dcom – Como foi o processo de construção do e-book?

SR - Leva em torno de 30 a 40 dias para construção do projeto de um e-book. Isso corresponde às etapas da escolha da temática, leitura de obras sobre o tema, correção do conteúdo e ortografia do material, design e layout. Tudo isso demanda muito tempo. Participam da construção dessa terceira edição, os extensionistas do grupo e discentes do curso de Turismo da UFMA, Beatriz Teixeira Fernandes e Werllem do Nascimento Frazão; a diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da UFMA, Lindalva Martins Maia Maciel, auxiliou na correção ortográfica, e eu, na coordenação. Tivemos apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), no qual o projeto de extensão está vinculado, da reitoria, que nos dá total assistência para que nós possamos exercer e criar esse material com tanta qualidade.

Dcom – Por que trabalhar estas temáticas na terceira edição do e-book?

SR - Neste terceiro volume, ficamos pensando o que de fato poderia ser trabalhado. Pensamos então como as crianças desconhecem o passado e a história da cidade de São Luís. A partir disso, chegamos a um consenso de trabalhar duas temáticas, “Escritores Maranhenses” e “Atenas Brasileira”. São Luís vivenciou um tempo áureo, marcado pela presença de vários poetas, escritores, políticos, pensadores, que ficaram reconhecidos nacionalmente e internacionalmente por seus poemas, obras, livros, poesias, entre outras produções.

Os leitores desta edição terão contato com a história de autores maranhenses consolidados e recortes de autores mais recentes, que enriquecem e enriqueceram a literatura do estado. O e-book foi pensado diante de uma elaboração lúdica e divertida, para que as crianças pudessem conhecer um pouco do título que São Luís recebeu outrora e a biografia de grandes escritores do Maranhão.

Dcom – Qual é a importância do apoio institucional em projetos como esse?

SR- A Universidade Federal do Maranhão, mesmo em tempos de pandemia, está bastante preocupada em manter viva a história e as atividades de extensão universitária. Esse é o papel da instituição, atender os anseios da sociedade, contribuir para as melhorias dos indicadores sociais, educacionais, econômicos do estado e do país. Esse material, que é uma produção científica e técnica, ajuda a difundir conhecimento a várias crianças maranhenses que não estão podendo comparecer presencialmente à escola. E a extensão desenvolvida por vários grupos de pesquisa da UFMA, pertence a um dos três pilares que rege a dinâmica universitária - “Ensino, Pesquisa e Extensão” -, e possibilita que a comunidade tenha acesso as atividades desenvolvidas na Universidade.


Saiba mais

O projeto de extensão “Comunidades Ativas” teve suas atividades iniciadas em 2004, por meio da Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) Nº 348 da Universidade Federal do Maranhão. É o projeto de extensão mais antigo em funcionamento do curso de Turismo da UFMA e está vinculado atualmente, desde 2016, ao grupo de pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio”, coordenador pelo docente do Detuh, Saulo Ribeiro dos Santos.

O coordenador informou que, antes da pandemia, o grupo atuava em escolas públicas e privadas, trabalhando temáticas sobre o turismo e áreas afins como cultura, patrimônio e meio-ambiente. “O público-alvo do projeto são crianças na faixa etária de 8 a 10 anos. Antes da pandemia, eu, e os extensionista do projeto, íamos as escolas para trabalhar atividades com crianças no contra turno, levando conhecimento acerca da dinâmica turística no estado e no país. Preparávamos aulas, materiais, jogos e brinquedos, tudo de forma lúdica e atrativa para este público”, esclareceu.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo site do grupo de pesquisa Turismo, Cidades e Patrimônio.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário