quinta-feira, 27 de agosto de 2020

A gestora Geral do Iema Bilíngue, Ingrid Costa, explica que a expectativa de toda a comunidade escolar para as aulas é grande, porém a pandemia do novo coronavírus adiou o início das aulas presenciais na escola e a adoção de atividades remotas foi a forma encontrada para que estudantes e pais tivessem acesso aos conteúdos, e, assim, o ano letivo fosse iniciado.

Para tanto, toda semana são disponibilizadas, por meio de uma plataforma digital, videoaulas gravadas pelos próprios professores da unidade, com o conteúdo que será estudado pelos estudantes durante uma semana. Em conjunto a isso, os pais – toda segunda-feira, comparecem à escola e recebem os kits didáticos com os conteúdos impressos e instrumentos que devem ser utilizados para a resolução dessas atividades.


“Eles [os pais] vêm aqui pegam essas atividades e o material que será utilizado para que esses estudantes as façam. Na semana seguinte, eles entregam essas atividades e recebem outras, o material de acordo com o que foi repassado, e, assim por diante. O material que é disponibilizado no kit é sempre de acordo com o que é repassado nas atividades impressas e os vídeos que são gravados pelos professores”, disse a gestora.

Neste primeiro kit foi entregue aos estudantes, além das atividades impressas: cadernos de caligrafia e desenho, lápis, apontador, cola branca, lápis de cor, tesoura, agenda e borracha.


Ingrid Costa revela também que, toda uma atmosfera foi montada dentro das salas de aulas para a gravação das videoaulas, tudo para que elas fiquem ainda mais atrativas e dinâmicas para os pequenos estudantes.

“Montamos todo um cenário para que as aulas sejam o mais atrativas e divertidas possível para nossos estudantes. Os professores ficam sentados no chão, tem os nichos atrás onde nós colocamos bichinhos de pelúcia além dos materiais que dão suporte ao repasse dos conteúdos”, afirmou ela.

“Nosso outro diferencial é a entrega de um chip de dados com acesso à internet. Antes da disponibilização das aulas fizemos uma pesquisa onde detectamos as famílias que não tinham acesso à internet. Visto isso, o Governo do Maranhão doou os chips de dados, para que, os pais e responsáveis que não têm esse acesso, possam assistir às videoaulas e não perder o conteúdo ministrado pelos professores”, complementou Ingrid.

O professor de Inglês, Rafael Magalhães, conta que tudo foi pensado nos mínimos detalhes para o início das aulas remotas no Iema Bilíngue de forma a alcançar o melhor aproveitamento dos pequenos estudantes nesse momento de pandemia. Desta forma, o processo de gravação das aulas é feito pelos próprios professores e os vídeos têm, no máximo, 15 minutos de duração.

“Somos muitos professores e temos muitos conteúdos a serem ministrados, e nós tentamos não sobrecarregar os pequenos. Então as miniaulas não são apenas com os professores falando, sempre inserimos também: música, animações, figuras. São aulas curtas, mas com um material bastante rico”, contou o professor.

“Há imagens ainda que mostram a estrutura da escola, os ambientes em que os estudantes estudarão, mostramos tudo com o intuito mesmo de prender a atenção desse aluno, criar expectativa e um sentimento de pertencimento para o que ele encontrará na escola quando pudermos iniciar as aulas presencias”, falou Rafael Magalhães.

As expectativas de início das aulas no Iema Bilíngue estão altas não apenas na gestão escolar da unidade, mas também nos pais dos pequenos estudantes. É o caso da diarista Paula Ericeira, mãe de Ângelo Pietro, de 7 anos de idade.


“A expectativa está a mil e a cada dia que passa só aumenta. Hoje, recebendo o kit, aproveitei para conhecer um pouco mais a estrutura da escola, já é a segunda vez que venho e cada dia que passa me apaixono mais, porque nem em sonho eu imaginava ter essa oportunidade para o meu filho”, revela a mãe.

“Sabemos que a educação começa de casa, mas aqui nessa escola é uma porta muito importante para nós que está se abrindo. Inglês é um curso muito caro e essa é uma ótima oportunidade que nós estamos tendo. Agradeço primeiramente a Deus por isso e ao Governo por essa iniciativa, por dar essa oportunidade não só para as crianças, mas também para as mães e pais ver o desenvolvimento dos seus filhos em ambientes tão maravilhosos quanto esses. Esta é a primeira escola pública bilíngue do Maranhão e ver meu filho fazendo parte disso é maravilhoso!”, concluiu Paula.

Informação: MA.gov 

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