quinta-feira, 6 de agosto de 2020
Cinco competidores estão em treinamento nas cidades de Imperatriz, São Luís e Bacabal. Eles buscam representar o país em 2021, na China  


IMPERATRIZ - Os treinos de preparação para a maior competição de educação profissional da América Latina, a Worldskills Competition 2021, continuam acontecendo, e ganharam novas estratégias, com a pandemia, para assegurar lugar nos pódios. O objetivo é garantir que os competidores passem pelas seletivas nacionais da Olimpíada do Conhecimento e representem o Brasil na etapa internacional, prevista para acontecer em setembro de 2021, na China, onde qualificados de todo mundo trocam experiências em habilidades profissionais.   

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA), entidade do Sistema FIEMA, tem competidores representantes das cidades de Imperatriz, São Luís e Bacabal se preparando para disputar o torneio em cinco ocupações: carpintaria de telhados, construção em alvenaria, marcenaria de estruturas, aplicação de revestimentos cerâmicos e movelaria.   


Com a pandemia da Covid-19, os competidores continuaram os treinamentos em casa, com o suporte virtual dos seus treinadores, por meio de testes teóricos e técnicos, além de cursos a distância, como o de Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta). Os concorrentes também receberam, via Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), atendimento psicológico no período de distanciamento social, tendo em vista o equilíbrio entre a performance física, técnica e mental.  

Os treinos voltaram a ser presenciais em julho, seguindo os protocolos de segurança à luz das regras estabelecidas pelas instituições sanitárias e políticas de distanciamento, inclusive com escala e quantidade de pessoas em laboratório.  


COMPETIÇÃO – Imperatriz foi uma das cidades escolhidas para sediar a etapa da seletiva nacional em Marcenaria de Estruturas. As demais ocupações serão disputadas em outras diversas localidades no Brasil. No período de 26 a 31 de outubro, a cidade maranhense receberá competidores de vários estados, que entrarão na disputa com competidor do Maranhão, em busca do pódio e da tão sonhada vaga na seletiva internacional.  

CONHEÇA OS COMPETIDORES MARANHENSES EM TREINAMENTO PARA A SELETIVA  


Em Imperatriz, o SENAI está treinando o competidor Gêneses Nascimento Martins, na ocupação de Carpintaria de Telhados. Ele vai representar o Maranhão na seletiva nacional, de 5 a 10 de outubro, em Porto Alegre (RS). Vale ressaltar que o Maranhão já foi medalhista de bronze nesta ocupação.  

Também está em treinamento em Imperatriz, o competidor de Movelaria, Lucas de Sousa Alves, que participará da seletiva nacional no período de 16 a 21 de novembro, na cidade do Rio Branco (AC). Nesta ocupação, o Maranhão também já foi medalhista de bronze.  


Na ocupação Marcenaria de Estruturas, modalidade cuja seletiva nacional da Olimpíada do Conhecimento será sediada em Imperatriz, de 26 a 31 de outubro, está treinando o competidor Eduardo da Silva Alves.  

Em São Luís, o competidor Wellington Ricardo Silva, da ocupação de Construção em Alvenaria, se prepara para representar o Maranhão na seletiva nacional marcada para o período de 19 a 24 de outubro, na cidade de Belo Horizonte (MG).  

Na cidade de Bacabal, está em preparação o competidor Gabriel Nascimento dos Santos, que disputará a ocupação Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, na seletiva nacional de 9 a 14 de novembro, também em Belo Horizonte (MG). 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário