terça-feira, 11 de agosto de 2020


SÃO LUÍS - Na manhã desta terça-feira, 11, foi iniciado o I Seminário Nacional de Políticas Culturais, uma idealização do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult). O evento busca discutir, apresentar e promover políticas culturais, com a participação de discentes inscritos no programa, além de reunir grandes pesquisadores e gestores da área. O Seminário vai das 9h às 18h de hoje.

Realizado por meio de videoconferência, além de evidenciar a importância de políticas culturais no estado para fortalecer as manifestações culturais, o evento discute as diferentes faces da cultura e os desafios a que são impostas. A primeira palestra do dia foi ministrada por Donny dos Santos, doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão e mestre em Cultura e Sociedade pelo PGCult (UFMA).


Intitulada “Ocupações de espaços públicos e políticas culturais: possibilidades de organização e ação coletiva para efetivação de políticas públicas”, o doutorando explicou como o acesso e as práticas culturais são igualmente relevantes no espaço público, como a garantia do estado de fomentar todas as estruturas necessárias para a realização dos eventos.

Também presente na palestra, o reitor Natalino Salgado discorreu sobre a necessidade da interação do conhecimento mesmo nos tempos de pandemia. “A segurança das pessoas e a participação efetiva da comunidade acadêmica são os nossos maiores desafios. Estes eventos remotos ganharam uma grande proporção e, às vezes, nos permitem fazer algo maior, coisa que não poderíamos fazer presencialmente”, afirmou.


Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário