domingo, 9 de agosto de 2020
Sete das praças inauguradas estão na Rua do Arame e uma em frente ao Cras; espaços públicos receberam paisagismo, mobiliário e acessibilidade; outras nove praças estão sendo construídas no bairro que já foi contemplado com 17 km de asfalto por meio do programa São Lu[is em Obras


A Prefeitura de São Luís entregou, na noite deste sábado (8), um conjunto de oito praças localizadas no bairro Vinhais; sete delas ao longo da Rua do Arame e outra em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da área. Construídas por meio do programa São Luís em Obras, as praças contam com estrutura moderna e espaços otimizados para lazer e entretenimento. Os logradouros receberam mobiliário urbano, como bancos, lixeiras e, também, projeto de paisagismo. Algumas contam com aparelhos de ginástica e playground. Além disso, os espaços têm piso táctil, rampa de acessibilidade e passam a compor o bairro levando embelezamento para a região e, sobretudo, qualidade de vida e oportunidade de convivência e lazer entre as famílias. 

O prefeito destacou que espaços que estavam abandonados e sendo utilizados, muitas vezes, como ponto de descarte de lixo se transformaram em praças e serão, agora, importantes locais para a convivência, para o lazer entre amigos, vizinhos e famílias."As novas praças vão valorizar muito mais as residências e o comércio, que é bastante intenso na região.  Para além destas, também estamos trabalhando na construção e reforma de mais nove praças em outra região do bairro e devemos inaugurá-las em breve. Todo esse volume de intervenções integra o programa São Luís em Obras, que está mudando a realidade de nosso município. Por meio do programa o bairro do Vinhais já foi contemplado com 17 quilômetros de asfalto. Construção de praças é uma das frentes do programa. Por meio do São Luís em Obras estamos com frentes de pavimentação, drenagem profunda, construção de mercados entre outros serviços que beneficiam bairros da zona rural e zona urbana da capital", enfatizou o prefeito Edivaldo.

Durante a inauguração do  conjunto de praças, acompanharam o prefeito Edivaldo a primeira-dama, Camila Holanda; o vice-prefeito, Julio Pinheiro; os secretários municipais de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade; de Saúde, Natália Mandarino; de Trânsito e Transportes, Israel Pethros; de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo; de Desporto e Lazer, Jasson Lago; de Planejamento, José Cursino Raposo; de Cultura, Marlon Botão; de Administração, Mittyz Rodrigues; de Educação, Moacir Feitosa; de Relações Parlamentares, Nonato Chocolate; de Orçamento Participativo, Olímpio Araújo Silva; de Segurança Alimentar, Fatima Ribeiro; o controlador-geral do município, Jackson Castro; o presidente da Comissão Permanente de Licitação, Thiago Braga; e o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho. Os vereadores Genival Alves, Fátima Araújo, Antônio Garcês e Paulo Vitor também estiveram presentes.

O vice-prefeito disse que o programa São Luís em Obras tem permitindo muitas intervenções urbanísticas que estão promovendo o redesenho da cidade. "Estamos empenhando grandes esforços para proporcionar mais qualidade de vida às pessoas. Há obras espalhadas tanto na zona urbana quanto na zona rural. Todas essas ações de urbanização trazem de volta às pessoas o sentimento de valorização, de pertencimento, exatamente do que precisamos para manter a cidade bonita", declarou o vice-prefeito, Julio Pinheiro.

APROVAÇÃO


No bairro Vinhais, os moradores estão felizes por tamanha intervenção e agradecidos pela iniciativa da Prefeitura de São Luís em tornar os espaços locais utilizáveis, além de serem homenagens, já que levam nomes de moradores, em memória. "Estamos muito felizes em ver que o espaço que tanto cuidamos foi enxergado pela Prefeitura de São Luís e adequado conforme às necessidades dos moradores do Vinhais, após tantos anos de abandono. Não há dúvidas de que, quando for o momento certo, iremos sentar nos bancos novos e usar desse espaço para a convivência em família, com os amigos e vizinhos, já que ficou uma área bastante verde e propícia a confraternizações", pontuou a servidora pública Valdima Câmara, 55 anos, que mora na região há cerca de quatro décadas.


"Fique muito emocionada ao saber que meus pais seriam homenageados com a entrega desse conjunto de praças. Eles foram pessoas que, em vida, se preocuparam muito em manter a área verde, limpa, bem cuidada, tanto que muitas das árvores presentes nas praças que hoje carregam o nome deles foram eles que plantaram. Além disso, enquanto moradora, estou bastante satisfeita em ver que o bairro está ganhando espaços para a convivência. Passada a pandemia, desfrutaremos mais e melhor desse grande presente que o prefeito Edivaldo está dando à comunidade", ressaltou uma Rogéria Gusmão, 50 anos, uma das filhas de Maria de Jesus Nunes Gusmão e Maximiano Gusmão - nomes de duas praças do conjunto.

De acordo com presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), as obras foram pensadas com a participação da comunidade, em atendimento à demanda dos moradores. Segundo ele, há espaço específico para cada atividade que a população queira praticar. "Por determinação do prefeito Edivaldo, cada praça foi trabalhada para atender às famílias. Estamos entregando praças com característica de esporte, outras com recreação infantil e outras ainda para leitura e simples convivência das pessoas”, detalho Fábio Henrique Carvalho.


A construção e entrega das praças amplia os investimentos da Prefeitura de São Luís no Conjunto Vinhais que recentemente recebeu um amplo pacote de obras de asfaltamento (totalizando mais de 16 km de pavimentação, beneficiando duas avenidas e mais de 60 ruas), também por meio do programa São Luís em Obras. Ao longo da gestão do prefeito Edivaldo já foi executada a reforma da Praça do Letrado, a maior do bairro, também situada à Rua do Arame, entre diversas outras ações no conjunto e entorno.

INAUGURADAS 

Além do conjunto de sete praças no Vinhais, a Prefeitura de São Luís também já entregou, nas últimas semanas, a Praça da Bíblia, no Centro da cidade, e outro conjunto de praças, com oito no total, localizadas no bairro Rio Anil, e segue trabalhando a todo vapor para entregar das dezenas que  estão em construção ou reforma - espalhadas pela capital, a exemplo das praças da Misericórdia, Saudade e João Lisboa e Largo do Carmo, estas últimas em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

No caso da Praça da Bíblia, tanto ela quanto o entorno foram totalmente requalificados com novos projetos de melhoria de pavimentação, paisagismo, iluminação, drenagem, passeios de pedestres, canteiro central, incluindo acessibilidade universal. O objetivo da obra foi organizar e estruturar este espaço urbano, proporcionar a criação de condições para a sua apropriação não só pelos moradores, mas, também, por visitantes e turistas, por meio do lazer e da sua socialização, e ainda, contribuir com a melhoria da qualidade de vida e saúde pública.

Já no Rio Anil, o conjunto de oito praças contempla um total de três academias de saúde; dois playgrounds; mobiliário urbano novo, como bancos e lixeiras; novo paisagismo com jardinagem; coreto com mesa de jogos; paradas de ônibus e área para caminhada. As praças foram construídas em locais em desuso, e que antes eram tidos como pontos de descarte de lixo. 

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário