segunda-feira, 3 de agosto de 2020


Em tempos de pandemia, quando a maioria das pessoas estão querendo sair do longo período de isolamento social e, voltar a desfrutar do turismo de lazer, mas tem medo de enfrentar longas distâncias, uma das opções que se tem dentro da Ilha de Upaon-Açu é o pequeno município de Raposa, que até o final dos anos 1980, era uma vila de pescadores, a 30 km de distância do Centro Histórico de São Luís.


A cidade de Raposa, tem uma faixa litorânea com belas praias, ilhas entre as quais, se destaca Ilha de Curupu, que a cada final de semana, feriados tem atraído muita gente para passeios de Barcos, Catamarã, Motonáutica, se refrescar nos banhos de Igarapés, Praias ou subir as imensas Dunas de areias e contemplar o pôr do sol. O que não falta por lá são boas atrações, algumas inexploradas e de grande potencial para o ecoturismo chamam a atenção dos turistas.


Além disso, a cidade é também conhecida pelo seu rico turismo rural. Fazendas, Haras, Fazendinha imponentes, fauna e flora abundantes cobertas pelo bem preservado manguezal completam as belas paisagens, adornados pela aves, com destaque para as garças e o guará com sua penugem vermelha que pode ser vista de longe.
 

Durante o passeio entre cortando a vegetação de mangues, é possível se deparar com guaxinim, macacos, Garças, Guarás, Maçaricos, Gaivotas, Martin Pescador, Socós, quero-queros, ou com bandos de macacos entre outros animais. 
 

Os passeios de barco, caiaque e a pescaria artesanal podem ser realizadas nas águas tranquilas da Raposa, a mais limpa e de temperatura agradável da ilha de São Luís, e uma rica e diversificada culinária a base de frutos do mar completam o que podemos chamar de “destino perfeito”.
 

O passeio

Desta vez, optamos por uma embarcação, tipo catamarã adaptada, com boas acomodações, com capacidade para 60 pessoas, mas devido as restrições, estava com a metade de sua capacidade. O piloto era o Senhor Joab, que também é o proprietário da empresa de turismo, @Joab_tour, que nos recebeu com simpatia e boa conversa, nos contando alguns "causos", do mar da Raposa e suas "estórias" de pescador.


Se você que agendar um passeio com a família só falar com o Joab pelo o whatApp 98829-1972.

Foi um passeio agradável. Acredite, vale muito a pena!

2 comentários:

  1. Campeonato Maranhense https://www.maranhaoesportes.com

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso esse passeio msm, só tava faltando ser explorado msm, muita gente de São Luís ainda não conhece, vale. Pena conhecer

    ResponderExcluir