sexta-feira, 25 de setembro de 2020

SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Academia Internacional de Cinema (AIC) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), por meio da Escola de Cinema do Maranhão, abriu inscrições para 120 vagas em seis oficinas que ocorrerão durante o 43° Festival Guarnicê de Cinema. Cada oficina terá 20 participantes e carga horária de 30 horas. 

Ministradas por especialistas mulheres, as oficinas realizadas pela AIC são: ‘Roteiro para cinema’, com Renata Mizrahi; ‘Direção cinematográfica’, por Jô Serfaty; ‘Produção audiovisual’, com Juliana Salazar; ‘Montagem’, com Marília Moraes, e ‘Som para cinema’, por Fabiana Quintana. O IEMA-Escola de Cinema realizará ‘Do teste ao set: o trabalho e a criação do ator no cinema’, com Áurea Maranhão. 

As oficinas ocorrerão de 13 a 21 de outubro/20. As inscrições poderão ser feitas pelo site guarnice.ufma.br, de 28 de setembro (00h01) a 30 de setembro (23h59). O Guarnicê ocorrerá em formato híbrido, de 14 a 21 de outubro/20, com solenidades de abertura e encerramento em formato cine drive-in na concha acústica da Cidade Universitária Dom José Delgado, no Bacanga, em São Luís/MA. 

A abertura será transmitida também pela TV UFMA, canal 16.1. As ações virtuais serão formadas por mostras competitivas nacional e maranhense, com exibição, exclusiva, na plataforma de streaming do festival, desenvolvida pela UFMA. Haverá ainda oficinas, masterclass e webinários, que serão transmitidos no canal do festival no YouTube e redes sociais da UFMA. 

Aulas Integrativas

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), o festival é uma promoção da Diretoria de Assuntos Culturais (Dac) As mostras competitivas serão exibidas na plataforma de streaming. Segundo a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, as oficinas terão aulas on-line e integrativas, via plataformas de ensino da AIC e da Escola de Cinema do Maranhão.   

“Os alunos terão três dias de aulas expositivas e práticas, em salas interativas, que permitem aulas ao vivo, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo e exercícios práticos com feedback das professoras”, disse Zefinha Bentivi. Ela destacou ainda que as oficinas visam em comum apresentar como resultado a produção de filmes curtas-metragens, feitos pelos participantes, e de forma totalmente on-line, por meio de metodologia inovadora. 

“Será proposto um exercício audiovisual coletivo, de caráter prático e integrativo, com base na ideia de fazer as turmas se desenvolverem, paralelamente, tendo em comum um mesmo dispositivo. Para isso, após o terceiro dia de aula, os alunos serão divididos em grupos, formados por integrantes de cada uma das seis oficinas. Terão o fim de semana para realizarem o exercício”, complementou Zefinha Bentivi. 

Recomendações 

Para assegurar a eficácia da metodologia proposta, a UFMA recomenda aos interessados que se inscrevam apenas em uma oficina, tenham boa conexão de internet e disponibilidade nos dias 17 e 18 de outubro/20 para a realização do exercício prático. Vale lembrar que as oficinas de ‘Montagem’ e ‘Do teste ao set’, exigirão conhecimento prévio em suas respectivas áreas.  

Informação completa: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário