sábado, 5 de setembro de 2020

Aqui é Amazônia!

Pra muitos ludovicenses e maranhenses isso é novidade, por incrível que pareça. 

Pra muitos, aqui é somente transição e "Pré-Amazônia".

34% do estado é bioma Amazônia e 82% é Amazônia Legal que abrange, além do bioma, áreas de transição e outros biomas como o Cerrado. 

Estamos nos limites do bioma, em seu encontro com o Cerrado e com a Caatinga.

Não. Não estamos na bacia amazônica. Os nossos rios desaguam no mar. Não temos pirarucu, tucunaré e vitórias régias.

Mas o bioma extrapola a bacia.

Temos bacuri, Juçara (açaí) e cupuaçu. Nosso litoral é - sobretudo - norte. O babaçu é uma palmeira amazônica, ainda que ocorra também nas áreas de transição....

Não só a Amazônia começa aqui, a história (da Amazônia) começou aqui.

Tudo que permeia a nossa cultura, geografia e história é o resultado deste encontro tão brasileiro da Amazônia com o Nordeste. Não a toa, a identidade maranhense é a mais diferente dos irmãos nordestinos (aqui é o Meio Norte). A amazonidade do Maranhão é tão importante quanto a nordestinidade.

Infelizmente, neste dia não temos o que comemorar: mais de 75% da floresta amazônica maranhense original já foi derrubada. A maior parte do que resta está nas Áreas Indígenas (os maiores guardiões da floresta) e na Reserva Biológica do Gurupi, que continuam sob constantes ameaças por fazendeiros, grileiros, madeireiros e caçadores,  muitas vezes acobertados e financiados pelas prefeituras da região.

O cenário nacional também não está muito alentador.

O Brasil é o país mais amazônico de todos os países amazônicos pois tem cerca de 60% da floresta que ocupa metade de seu território. Floresta que ainda se mantém em torno de 75% de sua cobertura original mas que está sendo derrubada de forma muito rápida e agressiva, especialmente nas últimas décadas pra cá.

A maior biodiversidade e a maior floresta tropical do mundo está sendo arrasada, atacada, queimada, saqueada, ferida...e agora, como nunca antes, com a cumplicidade do governo federal, o governo mais inimigo do meio ambiente e dos povos indígenas em toda a história do Brasil.

Os mais atingidos são as populações amazônicas, especialmente as tradicionais que vivem na e da floresta como os indígenas, os ribeirinhos,  quilombolas e extrativistas. No entanto, acaba afetando a todos nós, cedo ou tarde colheremos os frutos pelos nossos atos e os frutos serão insuportavelmente amargos.

Já está demonstrado por A + B que é possível produzir e crescer economicamente sem agredir a floresta. A tão pregada sustentabilidade.

Os crimes contra a Amazônia são crimes contra a humanidade inteira!

E nós, Brasileiros, temos a responsabilidade e a missão de cuidar e proteger, assim como os demais Biomas Nacionais

Sou Maranhense, Brasileiro e Amazônida com muito amor e orgulho!

 Texto e imagens: Rafael Marques/Pousada Maramazon

0 comentários:

Postar um comentário