quinta-feira, 10 de setembro de 2020

SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou, nesta quinta-feira, 10, em seu portal (www.ufma.br) e nas suas redes sociais, a lista dos 51 filmes nacionais e estaduais selecionados pela curadoria do evento para a programação das mostras competitivas do 43º Festival Guarnicê de Cinema. O festival ocorrerá em formato híbrido de 14 a 21 de outubro, com transmissão on-line pelas redes sociais e pela plataforma de streaming da UFMA.

Ao apertar o play para conferir o melhor do cinema nacional na atualidade, o público assistirá a produções de alta qualidade técnica e conteúdos que vão despertar atitudes, provocar emoções e levar o internauta a novas narrativas sob o olhar diferenciado dos seus realizadores. A Mostra Competitiva Nacional de Longas terá nove filmes concorrentes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão e do Distrito Federal.

A Mostra Competitiva Nacional de Curtas reunirá 23 filmes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Amazonas, Minas Gerais, Amapá, Maranhão e do Distrito Federal. Exclusivas para realizadores do Maranhão, haverá ainda as mostras maranhenses de Curtas, que será disputada por 11 filmes estaduais, e a de Videoclipes, com oito produções locais selecionadas para a competição.

Por falta de quórum, não acontecerão as Mostras Competitivas Maranhenses de Filmes Publicitários, Curtíssima e de Longas. A curadoria do evento selecionou o longa-metragem maranhense "Terminal Praia Grande" para a Mostra Competitiva Nacional da categoria. A pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, destacou que os filmes locais e nacionais foram selecionados após uma rigorosa avaliação técnica da equipe de curadores.

“Após criterioso trabalho técnico, a equipe da curadoria definiu os 51 filmes das mostras competitivas do 43º Guarnicê. Atendendo a uma orientação do reitor Natalino Salgado, realizaremos uma programação híbrida, com transmissão on-line dos filmes pela plataforma digital da UFMA. A abertura e o encerramento do festival será em formato do cinema drive-in, na Concha Acústica da Cidade Universidade Dom José Delgado”, afirmou Zefinha Bentivi.

CONHEÇA A CURADORIA

Carlos Benalves é professor e chefe do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Radialista e pesquisador do Núcleo de Estudos em Estratégias da Comunicação-CNPq, que é vinculado ao Grupo de Pesquisa em Estratégias Audiovisuais na Convergência. Coordenou as edições do Festival Maranhense de Vídeos de Bolso, realizados pela DAC-PROEC-UFMA. Integra a curadoria do Festival Guarnicê pela quinta vez.

Danielle Bertolini é da Cumbaru Produções Artísticas e diretora do Festival de Cinema Feminino de Chapada dos Guimarães (Tudo Sobre Mulheres). É diretora, roteirista e produtora executiva há 20 anos. Realizou o curta “Filhos da Lua na Terra do Sol”, que circulou por mais de 20 festivais e mostras nacionais e internacionais. Eleito Melhor Filme na Mostra Sesc de Cinema (2017), o curta é licenciado para o canal Cine Brasil TV e VOD.

Marla Silveira é cineasta, escritora, produtora cultural e pesquisadora da cultura popular do Maranhão. É Mestra em Cultura e Sociedade, pós-graduada em Gestão da Cultura e servidora efetiva da UFMA. Produziu "Bodas de papel" (2016), curta exibido em vários festivais, vencedor de três prêmios no 10º Maranhão na Tela. Integrou o júri de curtas da 1ª Mostra Internacional de Cinema do Maranhão. É produtora de conteúdos do Guarnicê.

Miguel Garcia é professor de Teoria da Imagem e Laboratório de Fotojornalismo do curso de Jornalismo da UFMA-Imperatriz. Graduado em Jornalismo e Publicidade-Propaganda pela Universidad del País Vasco da Espanha, tem mestrado em Artes - Cinema pela USP, doutorado em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidad del País Vasco e pós-doutorado pela University of the West of England e pela Universidad Complutense de Madrid.

Maira Rocha é professora adjunta da Ufma-Câmpus de São Bernardo, vinculada ao Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos. Doutora em Informática na Educação pela UFRGS, é Mestra em Educação, especialista em Metodologia do Ensino Superior e graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, ambas pela UFMA. Atualmente, exerce o cargo de chefe de divisão da UNITI, que é vinculada à PROEC-UFMA.

Marcus Lavarda é docente, vinculado ao curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da UFMA, e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Ministra as disciplinas de Cinevideojornalismo, Fotojornalismo e Estética. Possui graduação em Publicidade e Propaganda, especialização em Imagem e Som e Mestrado em História. Estuda e orienta nas áreas de cinema e audiovisual, design gráfico e linguagem visual.

Confira os 51 filmes selecionados para as mostras competitivas do 43° Guarnicê

LONGAS NACIONAIS

NEGRO EM MIM (Documentário, SP, 02h03’)

VIDAS BARRADAS (Doc, DF, 01h20’)

SERVIDÃO (Doc, DF, 01h12’)

DIGA MEU NOME (Doc, RJ, 01h18’)

A NOSSA BANDEIRA JAMAIS SERÁ VERMELHA (Doc, SP, 01h12’)

SERTÂNIA (Ficção, CE, 01h37’)

SOLDADOS DE BORRACHA (Doc, CE, 01h23’)

A MULHER DA LUZ PRÓPRIA (Doc, SP, 01h14’)

TERMINAL PRAIA GRANDE (Ficção, MA, 01h14’)


CURTAS NACIONAIS

AMANHÃ (Ficção, SP, 18’)

BAILE (Ficção, SC, 18’)

NEGUINHO (Ficção, RJ, 20’)

RISCADOS PELA MEMÓRIA (Ficção, DF, 20’)

SEREMOS OUVIDAS (Doc, PR, 13’)

A VOLTA PARA CASA (Ficção, SP, 16’)

MOCINHO E BANDIDO (Ficção, RS, 15’)

OSMILDO (Doc, DF, 15’)

A PRAGA DO CINEMA BRASILEIRO (Doc, DF, 15’)

AS VIAJANTES (Ficção, SP, 11’)

APERTO (Ficção, SP, 15’)

TERCEIRO ANDAR (Ficção, PE, 10’)

NO OCO DO TEMPO (Ficção, PE, 09’)

SANGRO (Animação, SP, 07’)

RATOEIRA (Ficção, AM, 12’)

O BALIDO INTERNO (Ficção, PE, 15’)

BARCO DE PAPEL (Ficção/Animação, SP, 15’)

TEORIA SOBRE UM PLANETA ESTRANHO (Ficção, MG, 15’)

DEPOIS (Ficção, RJ, 20’)

PEGA-SE FACÇÃO (Doc, PE, 13’)

AÇAÍ (Ficção, AP, 18’)

MUCUNÃ (Documentário, PE, 16’)

QUANTO PESA (Ficção, MA).


CURTAS MARANHENSES

PRINCESA DO MEU LUGAR (Doc, MA, 15’)

VÍTOR (Ficção, MA, 08’)

DEVANEIO (Ficção, MA, 11’)

3X MELHOR (Doc, MA, 12’)

CABOCLO DE PENA (Doc, MA, 30’)

COLIDIREMOS (Ficção, Horror, LGBT, MA, 12’)

CICATRIZES (Ficção, MA, 05’)

ANASTÁCIO, O VAGABUNDO (Comédia, MA, 05’)

QUERIDA! (Ficção, MA, 14’)

ÉRAMOS TRÊS (Ficção, MA, 05’)

ESPERANÇA 1770 (Ficção, MA, 16’)


VÍDEOCLIPES MARANHENSES

YHAGO SEBAZ – VOCÊ BAGUNÇOU COMIGO FEAT. ALLVDIN (ClockWork Filmes, 04’53”, MA)

ENME – KILLA (ClockWork Filmes, 03’17”, MA)

UMA NOITE – JEFFERSON CARVALHO (Nave Criações, 03’, MA)

DEIXA – JEFFERSON CARVALHO ( 04’, MA)

LÁ FORA – JEFFERSON CARVALHO, ENME (04’, MA)

ENME – BATIDÃO (ClockWork Filmes, 03’09”, MA)

CAMBURÃO – CARMEN KEMOLY/KARMA (Rua 2 Filmes, 02’, MA)

INTELECTO DE QUEBRADA – CARMEN KEMOLY (Rua 2 Filmes/Brooklyn Filmes, 03’, MA)

Informação: UFMA 

Um comentário: