sábado, 26 de setembro de 2020


As florestas são importantes à vida não somente por garantirem processos biológicos, mas por gerarem diversos benefícios socioeconômicos. Sendo assim, dentre esses benefícios pode-se citar a melhoria na qualidade de vida, o fornecimento de recursos naturais e produtos destinados a nossa alimentação; servem como fonte de recursos medicinais, fonte de pesquisa e ecoturismo.

Com o aumento populacional no planeta, processos de urbanização, crescimento na busca por áreas de cultivo e pastagem, os índices de desmatamento em níveis acima da capacidade de regeneração natural da cobertura vegetal e das florestas, ameaçam a sustentabilidade ambiental e a diversidade dos diferentes nichos ecológicos.

Nesse contexto, a Superintendência de Recursos Florestais realiza a gestão do uso e manejo da flora e floresta e o combate e controle ao desmatamento e queimadas, tendo em vista a essencialidade dos recursos florestais no estado do Maranhão para a gestão do uso alternativo do solo, manutenção e sustentabilidade no que diz respeito às atividades agrossilvipastoris. Diante disso, está sendo promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais no Parque Estadual Sítio do Rangedor, hoje dia 21 de setembro de 2020, ação em alusão ao Dia da Árvore com a entrega de mudas e conscientização.

Na Superintendência de Monitoramento é dado o apoio através do Laboratório de Geoprocessamento para diagnostico das condições da riquíssima flora em nosso estado por imageamento de satélites, além da identificação de pontos de atenção em nossos parques estaduais.

Cerrado, Amazônia maranhense, Caatinga, Reentrâncias, Restingas, são diversos os biomas existentes em nosso riquíssimo Maranhão, todos com suas características únicas, que tornam esse Estado ímpar em comparação com outros em nosso Brasil. E todos esses biomas são compostos por árvores em diversos estados de sucessão, altura, copas e florações, que embelezam ainda mais nosso dia-a-dia, e silenciosamente colaboram com a manutenção de nosso clima e demais ciclos fundamentais para nossa vida.

Dos incríveis jatobás, às gigantes sumaúmas, aos floridos ipês passando por nossos mangues vermelhos, nas árvores moram um planejamento de futuro para nossas gerações.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário