quarta-feira, 2 de setembro de 2020

A festa de celebração dos 408 anos de São Luís esse ano vai mudar de endereço e o púbico poderá curtir de onde quiser. Com atrações artísticas para todos os apreciadores da musicalidade maranhense e brasileira, a recheada agenda acontecerá por meio de lives, de 5 a 8 de setembro, com apresentação da cantora Alcione, Rita Benneditto, Zeca Baleiro, César Nascimento e Tião Carvalho. 

Realizado pela Cocar Produções, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do estado e apoio do Mateus, o evento ‘SLZ 408 anos’ será totalmente online, devido a pandemia, com transmissões pelo canal do Youtube www.youtube.com/channel/UCt2QbwQTb3smCcfN0dtdEOA ,  pelo Instagram @governoma,  no Facebook GovernoMA e no Twitter GovernoMA. 

Para abrir a série de shows das celebrações, o cantor e compositor maranhense Tião Carvalho, representante das tradições culturais do Maranhão com múltiplas experiências artísticas acumuladas ao longo de mais de 40 anos de carreira, se apresentará às 19h do próximo sábado (5). 

Tião Carvalho promete presentear a cidade de São Luís, levando ao público  manifestações populares, como as canções que remetem ao bumba-meu-boi, o baião, o xote, o maracatu, o reggae maranhense e o samba na sua mais ampla diversidade de ritmos. “A proposta do espetáculo é sensibilizar o público com sua história, cantada e contada, através do resgate de canções que mais marcaram minha carreira. Celebrando a tradição maranhense e os elementos vivos da cultura negra e afro-brasileira originária dos quilombos”, adiantou o artista.

Na segunda noite do evento, domingo (6), a apresentação será por conta do intérprete e compositor César Nascimento, que se destaca no cenário musical pela ampla atuação no norte e nordeste do Brasil.  

Com 13 discos lançados e com novos projetos em andamento, César compartilhará com o público canções maranhenses como ‘Catirina e o Mar’, ‘Toc-Toc’, ‘O Radinho’ e a conhecida ‘Ilha Magnética’, além de outras composições. A apresentação acontecerá na casa do artista, na companhia de sua companheira e cantora Renata Gaspar e do filho músico e produtor musical Ikaro,  além dos músicos Santiago Batera, na percussão e Bruno Guimarães, na flauta e sax soprano.

“Estou preparando o show São Luís 408 Anos como uma forma de traduzir o meu amor por São Luís. Espero que todos gostem e se emocionem, como já estou me emocionando nos ensaios”, comentou César Nascimento.

E para abrilhantar a noite da segunda (7), véspera do aniversário de São Luís, a cantora e compositora Alcione mesclará o repertório do seu novo projeto “Tijolo por Tijolo”,  com grandes hits que marcaram sua trajetória, como “Sufoco”, “Gostoso Veneno”, “Estranha Loucura”, “Faz Uma Loucura Por Mim”, “A Loba” “Além da Cama”, “Você Me Vira a Cabeça”, “Meu Ébano” e “Não Deixe o Samba Morrer”.  

Claro que faixas genuinamente maranhenses como “Namorada do Sol” (Nonato Buzar), “Jamaica a São Luís” (Gerude), “Mimoso” (Ronald Pinheiro), e “Cajueiro Velho” (João Carlos Nazareth, pai de Alcione), não poderiam ficar de fora do roteiro que promete muita emoção e pura “Maranhensidade”.

“Cantar para homenagear São Luís é uma coisa fácil porque é onde eu tenho a minha história. É uma emoção, pois essa terra é uma coisa que me faz muito bem. Nada me deixa tão orgulhosa e feliz do que exaltar minha terra, que tem uma identidade própria, uma leveza grande, uma cultura imensa e uma diversidade maravilhosa”, sintetizou a Marrom. 

E na data oficial do aniversário da Ilha, terça (8), a cantora maranhense Rita Benneditto abrirá a noite, trazendo em sua apresentação um repertório com foco nos compositores Zeca Baleiro, Tribo de Jah, Donalto Alves, João do Vale, Joãozinho Ribeiro, realizando um passeio pelas canções maranhenses.

Acompanhada do maestro maranhense, José Américo Bastos, a cantora também levará ao público a canção ‘Amor maior’, faixa lançada no início deste ano. Rita contará ainda com a participação especial do cantor Josias Sobrinho, do poeta Salgado Maranhão, Carlinhos Veloz e Beto Ehongue. 

“Quero expressar minha alegria de participar da festa de aniversário de São Luís.  São Luís completa 408 anos e eu celebro suas cores, seus sabores, suas pedras de cantarias e seus tambores ancestrais. A ideia é a gente celebrar a nossa cidade, celebrar a nossa história”, vibrou a artista.

E para encerrar a programação, ainda no dia 8, às 20h30, o artista Zeca Baleiro fará um concerto em homenagem a São Luís. Zeca, que lançou recentemente os álbuns “O Amor No Caos” e “Canções d’Além-mar”, deve brindar o público com algumas novidades, além de rebobinar canções de seu repertório afetivo e do cancioneiro maranhense.

O artista realizará uma live especial, com uma formação de voz e violões. Numa reedição do show “Concerto”, Zeca será acompanhado de dois músicos: Swami Jr., violonista de formação mais clássica e emepebista, e Tuco Marcondes, músico de pegada mais rock’n’roll, que integra sua banda e participou de quase todas as suas turnês.

“Muito feliz e honrado de fazer esse show-live no aniversário de São Luís. Preparando uma apresentação bem especial para essa data igualmente especial. Viva São luís!”, comemorou Baleiro.  

Integração

Como forma de democratizar e integrar todos os públicos, o evento contará com a participação de intérpretes de libras em todos os shows. A ideia é que ao lado dos artistas, os intérpretes possam transmitir com expressões corporais as emoções e letras das músicas aos surdos. 

Agenda 


Dia 5

Tião Carvalho – 19h


Dia 6

César Nascimento- 19h


Dia 7

Alcione- 19h


Dia 8

Rita Benneditto 19h

Zeca Baleiro -2h30


Canais de transmissão do evento

Youtube www.youtube.com/channel/UCt2QbwQTb3smCcfN0dtdEOA

Instagram @governoma

Facebook GovernoMA

Twitter GovernoMA

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário