terça-feira, 22 de setembro de 2020

Com estrutura física e tecnológica atualizada, a Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagi entregue no sábado, 19, vai atender industriários e comunidade com serviços de promoção da saúde, lazer e esporte.  


SÃO LUÍS – Depois de aproximadamente 18 meses em obras e um investimento de R$ 4.852.612,14, foram entregues, no último sábado, 19 de setembro, as novas instalações da Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagi. O complexo esportivo contempla atividades físicas em diversas modalidades, e envolve serviços desde o psicológico até o nutricional, com o propósito de proporcionar experiências de lazer, de esporte e convívio social integradas, principalmente para os trabalhadores da indústria, mas também à comunidade em geral. 

“Estamos devolvendo ao público industrial e à comunidade um importante equipamento de promoção à saúde, que terá, a partir de hoje, um novo conceito de gestão. Entendemos que, especialmente neste momento de pandemia pelo qual estamos passando, há uma necessidade, e as pessoas estão percebendo, de investir mais em saúde, qualidade de vida, e a unidade está preparada para isso. Este espaço é um centro completo de promoção à saúde do trabalhador e do cidadão, e estamos muito satisfeitos em poder entregá-lo”, afirmou o presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez das Neves, que apresentou as novas instalações do SESI, ao lado do superintendente da entidade, Diogo Lima.  

Estiveram presentes os vice-presidentes da FIEMA José Orlando Soares Leite Filho, Fábio Nahuz, Pedro Robson Holanda, e os conselheiros do SESI, Celso Gonçalo e Raimundo Gaspar, além de convidados e associados da unidade, em uma cerimônia organizada para poucos participantes, seguindo os protocolos de segurança. 

NOVA ESTRUTURA - A obra compreendeu investimentos diversos na estrutura física da unidade, entre elas, melhoria do parque aquático, com piscina adulto e infantil, construção de praça para brinquedos, reforma da quadra poliesportiva, instalação de nova academia, reforma da quadra de tênis, reforma do portão de acesso principal e estacionamento, climatização dos espaços físicos, e melhorias nos campos de futebol ​e vôlei de areia.  

Mesmo com a pandemia, algumas atividades já estão liberadas, entre elas, a academia, treinamento funcional, aulas de natação e hidroginástica, respeitando o número mínimo de alunos nas turmas. E algumas novidades foram incorporadas com a reforma, como aulas de tênis e beach tênis, modalidades que ainda não eram oferecidas no espaço. Serviços de personal trainer, aula de danças, artes maciais, assim como as atividades esportivas vôlei, futebol, futsal, tênis, basquete, vôlei de areia estão inclusas no rol de atividade na unidade.  

Também com a reforma, a unidade amplia a oferta de serviços de nutrição, que incluem avaliação nutricional por bioimpedância, consulta clínica nutricional e oficinas de alimentação saudável. Além dos serviços de psicologia, com avaliação psicológica, psicoterapia e oficinas de prevenção para fatores psicossociais. O SESI Araçagi ainda possui um viés cultural, e além da área de esporte e lazer, também apoia e desenvolve ações culturais, tanto em formato de eventos como em formações e oficinas. 

“A parte de prevenção aos fatores psicossociais, também é algo que estamos fazendo. Temos uma psicóloga que atende e faz tanto avaliações psicossociais quanto a parte de psicoterapia e avaliações clínicas, muito procurado nesse período de isolamento e distanciamento social. É todo um conjunto de ações para que o trabalhador da indústria e a comunidade possam ter uma melhor qualidade de vida”, pontuou Diogo Lima. 

O funcionário público, Marcos Antônio Bedendo, inscrito na academia do SESI há apenas dez dias, já planeja mudar o plano para usufruir dos demais serviços da unidade. “Me inscrevi e estou gostando muito. É perto da minha casa e, aqui no Araçagi, essa é a melhor academia da região, nenhuma tem esse padrão. Fiz a matrícula e agora vou ampliar o plano para a família toda, para ter acesso às demais atividades”.  

Edivaldo Pereira Biguá, presidente da Federação Maranhense de Voleibol, esteve na cerimônia de entrega da unidade, e destacou o apoio do SESI ao Maranhão, especialmente no esporte e promoção da saúde. “A experiência que o voleibol tem com o SESI-MA é uma coisa impressionante no país inteiro. Eu fico satisfeito de ver que todas as instalações dessa unidade foram reformadas, readequadas, todas estão dentro do padrão internacional de cada modalidade, do futsal, do futebol, da natação, da academia. O SESI está de parabéns, pois em vários locais do Brasil a gente encontra praças esportivas, mas nem todas tão bem cuidadas quanto essa aqui”. 

Informação: Fiema 

Fotos: Veruska Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário