sexta-feira, 11 de setembro de 2020


SÃO LUÍS - A Fundação Josué Montello comemora, nesta sexta-feira, 11, seu 24º aniversário de criação. Em 11 de setembro de 1996, a instituição que leva o nome do escritor e ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão, foi criada com o objetivo principal de apoiar o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), possibilitando a implantação de vários serviços de saúde por meio da contratação de profissionais e da melhoria e criação de novos espaços físicos para o atendimento de milhares de maranhenses nas diversas unidades que compõem, atualmente, o complexo hospitalar do HU-UFMA.

Além de todo o apoio dado nesses 24 anos de existência, por ser configurada com uma instituição sem fins lucrativos, a FJMONTELLO, como é chamada carinhosamente, já investiu milhões de reais nos serviços realizados pelo Hospital Universitário, cumprindo o seu papel social e reforçando o compromisso firmado com a sociedade. 

De acordo com a Superintendente da Fundação Josué Montello, Maria Ocirema Gomes de Oliveira, mesmo com as mudanças estatutárias realizadas ao longo de seus 24 anos e com a gestão do HU-UFMA sendo realizada desde 2017 pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Fundação sempre terá o apoio ao Hospital como uma questão moral. “O apoio ao HU foi a finalidade de nossa criação. Sempre estaremos atentos às necessidades de tão importante instituição, mas a Fundação se moderniza mais a cada dia e olhamos além”, ressaltou. 

Hoje, com a evolução do seu trabalho como instituição de apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, Ciência e Tecnologia, a Fundação tem ampliado seu raio de ação, figurando em importantes parcerias com o Governo do Estado, Municípios, empresas privadas, a própria Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, mais recentemente, o Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA). Entre os diversos projetos apoiados nesses mais de 20 anos de atuação, podemos destacar o Método Canguru, o Banco de Leite Humano, o Telessaúde Maranhão, a Universidade Aberta do SUS (UNASUS) e a viabilização do funcionamento do Instituto Médico Legal e Serviços de Verificação de Óbito na capital e interior do estado, por exemplo, além de importantes projetos de pesquisa científica desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas do HU-UFMA.

Com isso, a Fundação reforça seu papel estatutário e vai consolidando seu nome como uma instituição comprometida com a evolução e realização de ações que promovam a qualificação das entidades parceiras e resultem numa melhor qualidade de vida para a população maranhense.

Ampliando ainda mais suas ações, a Fundação desenvolve também uma série de Projetos Sociais que envolvem crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em algum tipo de situação de vulnerabilidade social. Destacam-se o trabalho feito com crianças rurais quilombolas em municípios da baixada maranhense e o executado com comunidades de matriz africana em São Luís. Novos projetos têm sido promovidos constantemente em novas temáticas e sempre buscando a articulação e parceria com instituições com expertise reconhecida na linha de atuação

No apoio a projetos técnicos, um dos grandes diferenciais apresentados pela Fundação é a plataforma de gestão remota por meio de modernas interfaces e ferramentas que objetivam o auxílio à gestão dos projetos pelos coordenadores de forma célere e segura.

Com a tecnologia utilizada, a Fundação oferece grande dinamismo em seus processos de compra e no atendimento aos pedidos de aquisição/contratação provenientes dos projetos, por exemplo. As interfaces trazem conteúdos com grande nível de detalhamento e alto padrão de ilustração de gráficos, proporcionando a otimização de todo o processo, maior precisão e celeridade nas prestações de contas, atendendo ao que é exigido atualmente pela legislação vigente. 

O procedimento é parte de um trabalho constante da FJMONTELLO de tornar os processos cada vez mais dinâmicos, otimizados e transparentes, o que resulta em uma correta utilização dos recursos aplicados, na celeridade das ações e na obtenção de resultados que beneficiem de forma significativa a sociedade. Em 2019, por exemplo, a Fundação viabilizou a execução de cerca de 40 projetos em diversas áreas.

A Fundação Josué Montello apoia projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico em áreas como: administração, assistência social, ciência e tecnologia, educação, meio ambiente, planejamento, saúde, segurança e tecnologia de informação e na consecução de suas finalidades: organizar e prestar serviços, nas áreas acima definidas, a órgãos ou entidades, podendo celebrar convênios, contratos, acordos e outros instrumentos, com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.

“A Fundação Josué Montello é hoje uma instituição reconhecida pela competência, transparência e agilidade em suas ações. Temos uma equipe extremamente comprometida com o papel que a Fundação desempenha e ciente de que todo resultado alcançado tem por objetivo a melhoria das condições de vida da população”, destacou a presidente da Fundação Josué Montello, Maria de Jesus Jorge Torres.

Sobre a história da Fundação nesses 24 anos, a superintende Maria Ocirema Oliveira é enfática: “Temos muito o que comemorar. São 24 anos possibilitando avanços em pesquisas e viabilizando a realização de projetos que possibilitaram e possibilitam até hoje ganhos reais para a sociedade. Este é o papel maior da Fundação: promover o desenvolvimento”, finalizou.

Publicado originalmente em 11/09/20, no site da Fundação Josué Montello.

0 comentários:

Postar um comentário