quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Mais de 700 empresas já se inscreveram. Os 10 primeiros colocados participarão da 3ª edição da competição global de startups da OMT

190820 - wakalaua desafio sp.jpg

É hoje, 2 de setembro, o fim do período de inscrição para o 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo. A iniciativa, lançada em julho, já recebeu mais de 700 projetos de startups que contemplam as necessidades de curto prazo do setor no contexto pós-pandemia ou que aprimoram os serviços já existentes no ramo. Os 10 mais bem colocados se classificam para a semifinal da 3ª edição da competição global de startups da Organização Mundial do Turismo (OMT), além de disputar duas viagens à Espanha, onde participam de um treinamento e acompanham a FITUR, maior evento mundial do gênero.

Clique aqui para inscrições

“Se você tem uma ideia inovadora para o nosso setor e ainda não fez sua inscrição, venha participar desta importante competição. Neste momento de retomada, toda ideia inovadora que atenda o nosso setor é bem-vinda. Conto com a participação de cada um para juntos colocarmos o Turismo no seu devido lugar, gerando emprego e renda para a nossa população”, destacou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo é uma ação inédita do Ministério do Turismo em parceria com o Wakalua Innovation Hub - primeiro polo global de inovação em turismo -, com a colaboração da Organização Mundial do Turismo (OMT). A competição, realizada de forma totalmente online, tem duas categorias: “Reativar o Turismo”, com foco em soluções imediatas, e “Construir o Turismo do Futuro”, voltada a ações de efeito prolongado.

Os projetos podem ter relação com qualquer ponto do segmento turístico, como visitantes, empresas, setor público e comunidades. Mais detalhes sobre o evento final da competição vão ser divulgados por meio do site startups.turismo.gov.br, cabendo a avaliação dos projetos a líderes do turismo e da inovação no país.

Além da disputa entre as startups, a ideia é que seja implantado no país um hub do Wakalua. Com isso, a expectativa é que o número de empresas deste segmento aumente no Brasil. Atualmente, de acordo com mapeamento realizado a partir da colaboração com o Wakalua, existem 101 startups de turismo no Brasil, que respondem por 2.950 empregos e um investimento total de US$ 278 milhões.

PREMIAÇÃO – Recentemente, o estado de São Paulo anunciou a realização de um braço da competição nacional, o Desafio SP. Os participantes podem concorrer a três ajudas de custo, no valor de R$ 5.000, para a implementação de soluções propostas na categoria, uma premiação especial oferecida em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a Fundação Instituto de Administração (FIA).

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário