sábado, 12 de setembro de 2020

O pré-candidato a prefeito de São Luís pelo Democratas, deputado estadual Neto Evangelista, acompanhado do pré-candidato a vereador, Raimundo Penha (PDT), visitou, nesta sexta-feira (11), o projeto “Liberdade com Basquete”, uma iniciativa da ex-jogadora Iziane Castro, que visa ao desenvolvimento integral, melhoria do aprendizado e saúde dos participantes, por meio da prática esportiva.

Com sede no bairro da Liberdade, o projeto atende, atualmente, cerca de 150 crianças e adolescentes com treinos esportivos, palestras e acompanhamento psicopedagogo, com ações semanais, no período da manhã e tarde.

“O Instituto Iziane é daqueles projetos que desempenha um papel importante na sociedade, na medida em que dá o apoio necessário às nossas crianças e adolescentes. A administração pública precisa olhar para esse tipo de projeto, tratá-los como parceiros, já que, na maioria das vezes, eles fazem o papel que deveria ser do poder público, chegando aos locais que as pessoas mais necessitam”, destacou o pré-candidato pelo Democratas.

Neto ressaltou que uma vez na prefeitura, dará atenção especial a todos os institutos que tratam com as crianças e também com os idosos. "Eles cuidam das pessoas e é assim que faremos, cuidaremos de um por um”, garantiu. 

Uma das propostas do pré-candidato pelo Democratas é a criação de cinco Centros de Treinamentos de Esporte, Cultura e Lazer, além da regulamentação da lei municipal de incentivo ao esporte e à cultura.

 A ex-jogadora Iziane Castro contou que o instituto foi criado há seis anos, mas o projeto nasceu quando ela ainda era atleta, diante da necessidade das crianças  em ocupar o tempo ocioso, usando o basquete como instrumento de inclusão social de crianças do bairro da Liberdade.

“Com o projeto, a evasão escolar diminuiu bastante, pois a participação está vinculada à presença na sala de aula. Hoje, atendemos 150 crianças com acesso a atividades esportivas e escolares. Mas temos uma necessidade muito maior de mais vagas. Com o apoio do poder público e de empresas, é possível ampliar para atender todas as crianças da comunidade”, afirmou Iziane.

Raimundo Penha, que já foi secretário de Esportes da Prefeitura de São Luís, destacou a iniciativa do projeto apoiado por ele e a visita de Neto Evangelista. Disse que conheceu Iziane em 2013, quando realizou, em sua gestão, a reforma da quadra. “Parcerias como essas, do poder público com a sociedade civil, de importante alcance social, precisam ser estimuladas. Como disse o Neto, esses projetos podem chegar onde o poder público sozinho não vai conseguir. A palavra para desenvolver a cidade é através da parceria, e a gente está mostrando um exemplo concreto”, assegurou.

O representante da Federação Maranhense de Basquete, Rodrigo Goulart, também acompanhou a visita e elogiou a realização destas parcerias voltadas para a promoção do esporte e à inclusão social. “Por haver esse acompanhamento, a gente sabe que as crianças que participam desses tipos de projetos podem alcançar níveis maiores nas suas vidas pessoais. A própria Iziane é um exemplo bem claro disso, por ter crescido através do esporte e da educação. A gente estimula e acompanha esses projetos, que também ajudam na realização do campeonato da federação”, concluiu.

Informação: Ascom de Neto Evangelista 

0 comentários:

Postar um comentário