terça-feira, 29 de setembro de 2020


Em novembro do ano passado, o governador Flávio Dino criou, via decreto, a Força-Tarefa de Proteção à Vida Indígena (FT-Vida), grupamento militar especializado no auxílio à proteção da terra e dos índios guardiões da floresta. Com menos de um ano de atividade, a FT-Vida hoje é uma das principais referências no apoio ao enfrentamento de crimes contra comunidades tradicionais do Maranhão. 

A atuação desse Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) ganhou o reconhecimento dos povos indígenas – ainda que a defesa das áreas indígenas seja de responsabilidade federal. 

Prova disso foi uma mensagem de agradecimento enviada por uma comunidade Guajajara, direcionada aos membros da FT-Vida.

No texto, indígenas do Território Indígena (TI) Araribóia agradecem o apoio da PMMA na realização de atividades organizadas pelos Guardiões da Floresta Ka’a Iwar, nos dias 11 e 12 de setembro. 

“A postura dos policiais, que trouxe grande segurança a toda equipe, dos Guardiões […] foi avaliada como excelente pelos Guardiões, que notaram também a sensibilidade dos mesmos com a defesa do meio ambiente e dos direitos dos povos Indígenas”, destaca a mensagem. 

Na mensagem, os indígenas apontam que a postura dos policiais “trouxe aos guardiões um sentimento de acolhimento do Estado do Maranhão”.

Os indígenas dizem, ainda, “ter a certeza” que poderão “contar sempre” com o apoio do Governo do Maranhão “nessa luta difícil que está sendo travada pelo povo Guajajara contra um grande e complexo poder paralelo de exploração ilícita dos recursos naturais do TI Araribóia”. 

Sobre a FT-Vida

A Força-Tarefa de Proteção à Vida Indígena (FT-Vida) garante atuação emergencial em casos de ameaça ou violação de direitos em terras indígenas, quando solicitado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), do Ibama, Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF) ou da Comissão Estadual de Políticas Públicas para os Povos Indígenas do Maranhão (Coepi/MA).

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário