quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Circuito integra ações do Programa Lideração, iniciativa do Sebrae voltada ao Centro Histórico de São Luís, mobilizando parceiros em favor de soluções para minimizar problemas advindos da pandemia. Maranhão, São Paulo e Goiás foram escolhidos pelo Sebrae Nacional para piloto do programa.


Nesta quinta-feira, 24 de setembro, de 14 às 17h, nas dependências da Associação Comercial do Maranhão, o Sebrae e parceiros realizam mais uma ação do Programa Lideração. Trata-se do Circuito de Crédito do Centro Histórico, ação que deve beneficiar empresas instaladas no território com foco no acesso ao crédito.

No local, estarão instituição financeiras e bancos oficiais, oferecendo ao empreendedor do Centro Histórico informações sobre linhas de crédito disponíveis na pandemia, como ter acesso aos recursos, condições, documentação necessária e garantias, além de orientações sobre a necessidade real de crédito e como aplicar os recursos com segurança e responsabilidade para impulsionar o crescimento dos negócios nesta retomada pós pandemia.

Dados do Data Sebrae revelam que, apesar das várias opções de crédito oferecidas pelo sistema bancário, o crédito não está chegando efetivamente aos pequenos negócios muitas vezes por falta de informação e problemas cadastrais. Até julho, apenas 18% dos pequenos negócios conseguiram concluir as operações e ter acesso efetivo ao crédito .

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Rachel Jordão, destaca que o acesso será gratuito e as instituições financeiras estarão no local prontas para oferecer todas as informações e ajudar as empresas a identificar e solucionar possíveis entraves à tomada do crédito.

“Essa é uma das primeiras ações efetivas do Lideração Centro Histórico, um programa que busca soluções de curto prazo para os empreendedores do território seguirem em frente após os meses mais difíceis da pandemia, onde o comércio precisou fechar as portas, o turismo ficou paralisado e a lucratividade dos empresários caiu vertiginosamente. Pensamos primeiramente no quesito crédito, porque é a maior necessidade dos donos de pequenos negócios hoje. O evento, portanto, será uma oportunidade de levarmos informações sobre linhas de financiamento para as empresas impulsionarem os seus negócios nesse momento de retomada da economia”, esclarece a executiva do Sebrae Maranhão.

Como vai funcionar - O atendimento do Circuito de Crédito do Centro Histórico é gratuito e as empresas podem se dirigir à Associação Comercial onde estarão os bancos e instituições financeiras com as soluções e informações, de 14 às 17h.

Lideração: o que é?

O Maranhão é um dos três estados escolhidos pelo Sebrae Nacional para execução do piloto do Programa Lideração, um fórum de debates, articulação e mobilização idealizado pelo Sebrae para encontrar soluções a problemas emergenciais de um determinado território.  Nessa primeira experiência no Maranhão, o Lideração volta-se para o Centro Histórico de São Luís com  objetivo de gerar, em curto prazo, soluções que minimizem os impactos da crise advinda com a Covid-19, no âmbito dos pequenos negócios desta importante área da capital maranhense.

Para integrar esse fórum, o Sebrae Maranhão convidou 20 representantes do poder público, iniciativa privada e entidades da sociedade civil que atuam no Centro Histórico da capital maranhense. Esse grupo tem trabalhado para ajudar na busca das soluções para problemas do território Centro Histórico, deflagrando um processo de articulação, mobilização, planejamento e gestão das iniciativas para superar a crise que se abateu neste importante espaço geográfico da cidade, que reúne setores como comércio, turismo, economia criativa e inovação.

Além do Sebrae, participam desse esforço, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) e Secretaria de Estado das Cidades (Secid); Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís (Semapa);  Associação Comercial do Maranhão (ACM); Sesi-MA; Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL); ­­­­Vale-MA; Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MA), Restaurante Cozinha Ancestral, Loja de Artesanato O Buriti e Buriteco Café, Laborarte, Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (Amagames), Startup ImaginaKids , ONG Nave e Igreja Católica.

O Lideração Centro Histórico, que acontece desde julho, finaliza em outubro após 16 encontros. O Sebrae fará o monitoramento das ações previstas pelo grupo por mais 15 meses.  

SERVIÇO

O QUE? CIRCUITO DE CRÉDITO DO CENTRO HISTÓRICO

HORÁRIO: DE 14 às 17h

DATA: 24/09/2020

LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO MARANHÃO

CONTATO: ASSESSORIA SEBRAE Samme Ribeiro 98 99189-4245

Informação: Sebrae-MA 

0 comentários:

Postar um comentário