quinta-feira, 24 de setembro de 2020

O Brasil é o considerado o país com maior diversidade de árvores, com estimativas que ocorram mais de 8.715 espécies no território brasileiro, o que corresponde a 14% das 60.065 espécies que existem no planeta. Assim, colocando nosso país como um dos mais importantes neste quesito.

Em conjunto com os demais elementos da vegetação, elas definem os Biomas, que são determinantes para o conjunto da fauna que vive naquela região. Espécies animais estão intimamente associados com o tipo de vegetação e o inverso é verdadeiro. Diversas espécies de árvores dependem de animais para perpetuar sua espécie. Em troca os animais utilizam os frutos, o pólen e o néctar como alimentos, além de utilizar a estrutura das árvores como abrigos, ou até mesmo, passam grande parte da sua vida nas árvores.

O ser humano também é beneficiado de diversas formas pelas árvores. Além da utilização da madeira para a construção das mais diversas estruturas, muitas espécies de árvores produzem frutos utilizados na alimentação, da casca de algumas espécies são produzidos remédios populares, também são usadas como matéria-prima de cosméticos e da seiva pode ser extraída diversos tipos de borrachas.

Assim como os animais, existem espécies ameaçadas devido ao desmatamento e exploração predatória. Das árvores de importância madeireira, 13 espécies encontram-se na lista de espécies ameaçadas do Brasil. E já existem espécies protegidas por legislação federal, sendo proibido o seu corte, como o caso da Castanheira (Decreto 5.975/2006), da Seringueira (Decreto 5.975/2006) e do Mogno (Decreto 6.472/2008).

Junto à importância aos animais e seres humanos, as árvores ainda protegem as encostas, margem dos rios e os mananciais, por meio da capacidade de suas raízes manterem a terra firme e a vegetação filtrar a água que se encontra em excesso em caso de fortes chuvas, auxilia na purificação do ar através da fotossíntese e na redução da erosão do solo. Além disso, são importantes para o equilíbrio do clima, exemplos disso são mantendo a umidade do ar por extraírem água pelas raízes e liberarem para atmosfera pelas folhas em forma de vapor e liberando partículas que permitem a formação de chuvas.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário